quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Afago tucano

- Publicidade -

Rosalie Arruda

O presidente do PSDB  – e da Assembleia Legislativa- Ezequiel Ferreira, está fazendo marcação cerrada para levar o prefeito Álvaro Dias, ainda no MDB, para o ninho tucano. No início da semana, ao encontrar o mandatário natalense em uma solenidade, elogiou-o por uma peça da sua vestimenta.

_ “Linda gravata, prefeito, com predominância do amarelo e detalhes em azul. As cores do PSDB”, provocou Ezequiel. Álvaro apenas riu.

Infidelidade partidária
O deputado Hermano Morais vai precisar de sorte e bons argumentos no seu pedido de desfiliação partidária do MDB. Ele pode ser questionado pelo próprio partido, pelo suplente Adjuto Dias e ou pelo Ministério Público Eleitoral. Todos tem motivos de sobra para questionar o mandato do parlamentar.  O partido ficou de deliberar sobre o pedido de anuência de Hermano.

Primeiros candidatos
E começam a surgir nomes para o pleito municipal de 2020. O Partido Verde sai na frente em Parnamirim e anuncia o empresário Erasmo Pereira, o Santana, para disputar a eleição.  O partido faz convenção no dia 14 de julho na Câmara Municipal.

Santana é proprietário do colégio Genesis e  primeiro suplente de vereador da cidade. O PV já dispõe de uma grande nominata de vereadores.

O evento começará às 10h na câmara municipal e contará com a presença do deputado Denis Soares, da direção nacional do PV.

Atendimento
A função para mim é novíssima, mas tem lógica.  De todo modo, o MP em Parnamirim está analisando a necessidade de um profissional de educação física estar lotado na Maternidade Divino Amor. 

A diretoria do Hospital garante que o servidor efetivo desempenha “atividades de acompanhamento das pacientes atendidas na urgência e trabalho de parto, como alongamentos, mobilização articular, exercícios respiratórios e de relaxamento”.

A propósito, recentemente, foi sancionado o Plano de Cargos e Salários dos profissionais de Saúde de Parnamirim.

Saúde da Família
Ainda sobre Parnamirim, a promotora Luciana Melo está dando um prazo de 05 dias úteis para que o prefeito Taveira e a Secretaria de Saúde adotem medidas necessárias para efetuar a contratação imediata de profissionais médicos para integrar as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Ou seja, abrem-se mais vagas para médicos.

Sistema não perdoa
O deputado Sandro Pimentel entrou na Linha paz e amor. Ele tem confessado aos próximos que não vai mais brigar com ninguém, defende suas ideias e ponto final.

Sandro chegou na Casa Legislativa Potiguar querendo corrigir “benesses de séculos no funcionamento do parlamento”, foi boicotado pelos antigos.

Alô?
As ligações insistentes de telemarketing podem estar com os dias contados. Isso porque a Anatel determinou o prazo de 30 dias para que operadoras de telefonia criem a lista “não perturbe”, um canal no qual consumidores possam se cadastrar para não receber chamadas. No Brasil, estima-se que um terço das ligações indicadas como indesejadas objetivam vender serviços.

Peter e Fet…
O cantor Fagner foi marcante nos versos da canção “Guerreiro Menino”. “A vida é trabalho. E sem o seu trabalho um homem não tem honra. Sem a sua honra, se morre, se mata”. Com a preocupação de combater a chaga do desemprego no RN, o governo do Estado encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa criando a PETER (Política Estadual do Trabalho, Emprego e Renda ) e o FET (Fundo Estadual do Trabalho).

… o que dizem??
O governo quer primeiro qualificar profissionalmente o trabalhador, para depois intermediar a mão de obra já capacitada além de informar sobre o mercado de trabalho para aqueles que buscam um emprego.

Também atuará com medidas de seguro-desemprego. As propostas beneficiarão principalmente a população em condições de vulnerabilidade social, além de servir como um meio de recebimento de recursos federais a serem implementados na política pública do trabalho, emprego e renda.

… contra o Desemprego
O RN vivencia um “grave quadro de desemprego”, ainda mais preocupante quando comparada com o cenário nacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no 1º trimestre de 2019 o RN apresentou uma taxa de 13,8% de desempregados.

Custo benefício
O presidente Jair Bolsonaro justificou a cobrança por bagagem despachada como forma de estimular a vinda de empresas low-cost para o Brasil, garantindo uma maior concorrência. “Para as low-cost vai valer, é o que elas queriam para vir pra cá ajudar na concorrência, que fosse justamente vetado esse dispositivo”.

E aquela velha história, estamos sempre de pires na mão.

Pelo ar
Expectativa do trade turístico do estado de como vão atuar as empresas aéreas no RN. O governo Fafá Bezerra promete novidades nesta segundona de São João.

Educação
Foi publicado no DOU dessa sexta-feira, 21, a prorrogação do prazo do convênio firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC de apoio a projetos e eventos de educação, divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação, no Estado do RN. Os recursos vieram de emenda parlamentar do ex-deputado Henrique Alves.

Apoio do Comércio…
O Secretário Especial de Previdência Social, o potiguar Rogério Marinho, agradou a turma do varejo, (IDV), que apoiou publicamente a ampliação do   número de atividades autorizadas a trabalhar aos domingos e feriados. O Instituto entende que proporcionar novos empregos, trará mais segurança jurídica às empresas, que poderão se adequar melhor às demandas dos consumidores. O IDV ainda cumprimenta o secretário Rogério Marinho pelo “trabalho realizado para a modernização trabalhista promulgada em 2017”.

… e do Trabalho
Enquanto isso, os movimentos de trabalhadores ainda estão silentes quanto ao assunto.

Namoro abusivo

O Ministério Público de SP, em parceria com a Microsoft, lançou a campanha Namoro Legal. A primeira iniciativa é uma cartilha que ajuda meninas a identificar um namoro abusivo. A recomendação é que os pais leiam e apliquem se couber.

Pela cidade
FORÇA FEMININA!  A seleção brasileira vai encarar a anfitriã França nas oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino, neste domingo, às 16h, em Le Havre, após o término da primeira fase do torneio.

P&C! Réplicas de barracas matutas chamam a atenção dos clientes nas lojas da P&C em Natal (Ponta Negra e Petrópolis). Uma boa opção para quem não quer abrir mão de bons produtos típicos neste fim de semana, véspera de São João.

MARATONISTAS! O professor Fabiano Pezzi, leia-se Go Runneres, viajou para o Rio  acompanhando turma de dezesseis corredores  que disputam a  maratona do Rio e três na maratona de Floripa.

SÃO JOÃO! As festas juninas, além de movimentar economicamente uma gama de serviços, criou a figura do “quadrilheiro”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas