Agência espacial confirma aterrissagem de robô em cometa

Publicação: 2014-11-12 15:34:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Agência Espacial Europeia (ESA) confirmou nesta quarta-feira (12) que o módulo espacial Philae pousou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, em um feito inédito na ciência. A missão Rosetta foi iniciada há mais de dez anos e tem como objetivo estudar o corpo celeste.

"Estamos sentados na superfícies. Estamos no cometa", anunciou Paolo Ferri, um dos líderes da missão, após confirmar o funcionamento da transmissão do sinal.
DivulgaçãoImagem feita pelo satélite momentos antes da aterrissagem no cometaImagem feita pelo satélite momentos antes da aterrissagem no cometa

A missão vai investigar respostas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar, além de direcionar os cientistas para descobrir como a vida surgiu, no estágio em que a conhecemos. Uma das teorias existentes é que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa.

A separação do módulo aconteceu às 6h30 (horário local) e o Philae levou sete horas para aterrissar. Segundo a ESA, após análise, foi verificado que o toque na superfície do cometa não aconteceu do jeito que foi planejado, já que os arpões que fixariam o módulo no cometa não dispararam no primeiro momento.
DivulgaçãoPhilae se separou da sonda Rosetta no início da manhã desta quarta-feiraPhilae se separou da sonda Rosetta no início da manhã desta quarta-feira

Após a aterrissagem, câmeras de alta resolução irão fornecer panorâmicas do ponto de pouso e dez equipamentos irão colher dados sobre a estrutura interna do corpo celeste. O Philae vai perfurar o cometa para pegar amostras que serão analisadas remotamente.

O robô tem 64 horas de bateria para fazer toda a coleta de dados. Existe a possibilidade de recarregá-la com a luz solar, mas isso depende da claridade existente na região da aterrissagem.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários