sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Agassiz Almeida lança “A Ditadura dos Generais”

- Publicidade -

O pensador e homem público Agassiz Almeida, autor do consagrado “A República das Elites” irá revolver o sombrio e trágico mundo em que surgiu o nazimilitarismo na América Latina.

Nascido  do encontro do autor com o escritor Ernesto Sábato, em 1984, o livro “A Ditadura dos Generais – Estado Militar na América Latina – O calvário na prisão” , novo do escritor lançado pela Bertrand do Brasil, é resultado de longos anos de pesquisas, sob a visão da Sociologia Política e da História e contém também relatos autobiográficos.

A obra será lançada hoje, às 19h, na livraria Siciliano do Midway Mall. A Ditadura dos Generais faz uma análise profunda e vasta de um contexto histórico que se desatou nas primeiras décadas do século XX e teve seu desenlace na América Latina a partir de 1964. A obra está sendo lançada em todo o Brasil a partir deste mês. A programação de lançamentos nas principais capitais do país começou na sexta-feira, em Recife. No lançamento de Natal, o autor fará uma homenagem à memória de Luís Inácio Maranhão Filho, morto desaparecido nas masmorras da ditadura militar.

Agassiz Almeida inicia seu texto estudando o militarismo alemão do século XX, para logo depois detalhar a fenomenologia dos crimes de lesa-humanidade e chegar ao epílogo com o pungente calvário de sua prisão pelas masmorras da ditadura militar, destacando a ilha de Fernando de Noronha.

Agassiz ressalta: “Somos egressos de uma geração indignada que desafiou o absurdo do militarismo e sustentou no fundo do abismo a esperança e o ideal conspurcados”.

Jorge Fernando Hermida, escritor uruguaio, doutor pela Unicamp e professor visitante da Universidade de Salamanca (Espanha), destaca: “Esta obra, como todas as grandes obras, tem algo de grave e melancólico; leva-nos a sombrios cárceres e, ao mesmo tempo, ao cume das montanhas, onde gerações de intimoratos deixaram as suas liberdades e vidas”.

Para Wellington Pereira, doutor em Sociologia pela Universidade René Descartes-Paris V- Sorbone, afirma que “este livro traz algo de novo no sentido metodológico; o foco narrativo está dentro dos acontecimentos, e o escritor estabelece sua posição a partir dos personagens, dissecando pela fenomenologia da violência os porões do Estado militar”.

A Ditadura dos Generais, de Agassiz Almeida, mostra 57 elementos que levam o leitor a identificar o nazimilitarismo latino-americano com o nazismo alemão. O imprevisto a cada página denuncia e varre os torturadores e genocidas deste período da história. 

Agassiz Almeida é nordestino e entrou na história dos protomártires camponeses junto com João Pedro Teixeira e Pedro Fazendeiro. Ao lado de Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes e Luis Carlos Prestes lutou contra a ditadura de 1964.

Serviço:

Lançamento de “A Ditadura dos Generais”, de Agassiz Almeida. Hoje, na livraria Siciliano do Midway, às 19h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas