sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Agenda de incertezas

- Publicidade -

Coisas acontecendo no Rio Grande do Norte fazem lembrar que agosto continua sendo um mês marcado por fortaes impactos emocionais na política brasileira. Mas de Brasília nos chega uma notícia com certa dose de otimismo. O ministro da Fazenda Henrique Meireles, após uma reunião com líderes políticos, descartou aumento de impostos e que hoje, quarta-feira, lua em quarto minguante, anunciará as novas metas fiscais para o resto de 2017 e também para 2018, ano de eleição para presidente da República num país que poderá voltar ao regime parlamentares que foi ensaiado sem muito sucesso, após a renúncia de Jânio Quadros sucedido por Jango. A tal reforma política permanece na pauta das incertezas.

Lia ontem Miriam Leitão em sua coluna de O Globo:

– Os políticos têm que pensar bem no que pedem à sociedade brasileira. Antes de criarem um fundo com um valor bilionário, é fundamental que repensem os custos das campanhas e os métodos de convencimento dos eleitores. O padrão de marqueteiros com efeitos especiais e seus candidatos coreográficos não pode passar, agora, a ser financiado com o dinheiro dos nossos impostos. ”

A eleição presidencial de 2018 é o mote de todas as conversas, derna de Brasília a Lagoa de Velhos, passando pela Reta Tabajara que é um retrato perfeito da esculhambação brasileira. Já se desenham os prováveis candidatos.  Há para todos os gostos e desgostos. Hoje mesmo Natal recebe a visita de um deles, o atual prefeito de São Paulo, João Doria, tucano de rica plumagem, que receberá, em solenidade teatral, o título de cidadão natalense que lhe foi conferido pela nossa atenta e prestimosa Câmara de Vereadores. Segundo os pesquisadores, entre eles alguns cientistas políticos de alto coturno, esta é a terceira vez em sua vida que o cidadão João Doria vem a Natal. A última foi durante a Segunda Guerra Mundial, Natal o “trampolim da vitória”.

Vou lendo outra mulher que sabe das coisas da política brasileira, Eliane Cantanhêde.  Destaco alguns trechos do seu artigo de ontem no Estadão:

– A eleição presidencial de 2018 começa a tomar corpo. Aliás, a ganhar caras, vozes, partidos e ideologias e está embicando para um acordão em torno do PSDB, que atrai o ascendente DEM, o paquiderme PMDB e parte do Centrão. O problema é definir que será o candidato e, desta vez, as disputas internas são de vida ou morte – ou de ficar ou sair do partido.

– Mesmo muito feridos pela Lava Jato, os tucanos ainda têm ressonância, ou recall, em São Paulo, no Sul e no Centro-Oeste, pelo menos, mais do que seus parceiros tradicionais ou potenciais. E tem dois nomes fortes: Geraldo Alckmin e João Doria.

– Alckmin pode se considerar “natural”, como governador do principal Estado e o único ex-candidato a sobreviver (até agora) depois das delações premiadas. Doria, por ter ousadia, estratégia, marketing e dinheiro para sair por aí fazendo campanha de norte a sul.

– Antes de se tornar de fato candidato do PSDB, Doria precisa passar por cima do cadáver, ops!,  das pretensões do seu padrinho Alckmin e dos próprios adversários tucanos de Alckmin em São Paulo e fora de São Paulo, Fernando Henrique, José Serra e Tasso Jereissati, por exemplo, tem fortes resistências ao prefeito.”

Biblioteca
Sábado que vem, 19, às 9h30, na sede do Goiern (Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte, será inaugurada a Biblioteca Ticiano Duarte, que foi Grão-Mestre da instituição, uma das mais importantes da maçonaria brasileira.

Em suas estantes, milhares de livros que formavam a rica biblioteca particular de Ticiano doada agora pelos seus familiares ao Goiern, que fica na Avenida Romualdo Galvão, 891, Tirol, próxima à Praça Augusto Leite.

Os danadinhos
Com este título, “Os danadinhos”, Anselmo Gois, em sua coluna de o Globo, publicou esta nota:

– O livro “Descendo a Rua da Bahia” (Bazar do Tempo), cujo nome faz alusão a uma conhecida rua de BH e que será lançado esta semana, trata de dois importantes escritores: os mineiros Pedro Nava (1903-1984) e Carlos Drummond de Andrade ( 1902-1987).  A obra traz uma curiosidade. Um bilhete do poeta: “Nava, querido, muito obrigado pela leitura que me proporcionou, deste livro tão rico de informações especializadas”

– O livro era “Oragenitalism”, de Gershon Legman, “um dos primeiros a tratar de prática de sexo oral”.

Da Avenida
Do velho e querido Omar Coelho, noventanos de olho nas esquinas de Natal, com doutorado e pós-doutorado na Ribeira e na Cidade Alta, me conta num imeio   recente passeio que fez pela Avenida Rio Branco, constatando a degradação do Centro da Cidade:

– Faz pena, Woden! Pena o que assisti agora, saindo da rua Apodi e entrando na Rio Branco. É de fazer pena mesmo o que se ver por nossa cidade! A Rio Branco está se tornando uma Rua Doutor Barata, da nossa velha Ribeira. É preciso que você dê um grito pela nossa avenida Rio Branco. A minha impressão é que o Beco da Lama tá muito mais viva que a nossa Rio Branco.

– Um abraço do amigo Omar Coelho.”

Salário O governo do Estado prometeu para ontem, 15, o pagamento dos salários de julho dos funcionários que ganham entre R$ 3.000,01 e R$ 4.000,00. Mas até o meio da tarde de ontem não se tinha notícia de nenhum depósito bancário.

Hoje já é a segunda quinzena do mês. Mais de quinze dias de atraso.

Educação O Centro de Educação (CE) da UFRN anuncia para o dia 24 o inicio do V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), que tem como tema “Direito à Educação em um contexto de desmonte do Estado Brasileiro”.

A conferência de abertura será ministrada pelo professor Eduardo Fagnani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Bibi Ferreira A cantora e grande atriz Bibi Ferreira, festejando agora em setembro 95 primaveras, prepara um show inédito para estrear em setembro. Até lá continuará no palco com o espetáculo atual.

Paulo Balá A missa do trigésimo dia do falecimento do médico e escritor Paulo Bezerra, o grande Paulo de Balá, será celebrada domingo que vem, às 10 horas, na Igreja Matriz do  Acary, sua terra, seu aconchego.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas