Agora é lei!

Publicação: 2020-07-15 00:00:00
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

A CAERN deve ofertar a opção de pagamento da conta de consumo de água e de esgotos e de seus serviços prestados, via cartão de crédito e de débito. O pagamento por essa opção poderá ser realizado de forma online, ou por meio do site da CAERN, sem prejuízo do pagamento presencial.

Reabrindo 
Com ou sem Ivermectina, o comércio natalense deve abrir portas hoje para a demanda reprimida de rua. Os adeptos da malhação já estão fazendo alongamento e esquente. Convém lembrar que os exercícios serão realizados à temperatura ambiente. Proibido salas fechadas.  Portanto, gente, ao ar livre ainda é a melhor opção.  

Com cautela
Os empresários devem fornecer material de proteção e controlar a entrada e a distância mínima entre pessoas nos estabelecimentos. Os trabalhadores devem respeitar as medidas de proteção.

Previdência
O presidente do IPERN, Nereu Linhares, foi à rede social explicar o prazo de votação da Reforma Previdenciária e as consequências que o estado terá caso não aconteça até a data de 31 de julho. 

Cadê os votos?
Prudente, os parlamentares potiguares votam hoje, em primeiro turno, a badalada PEC da Previdência Estadual. 

Manobra
Ontem, o deputado Kelps Lima usou todo seu poder de convencimento para que seus colegas adiassem a votação de hoje para depois da pandemia. 

O apelo não obteve sucesso. Embora, o placar tenha se mostrado apertado. Os contra o adiamento venceram por dois votos. Somando 13 x 11. Assim se mostra a situação do governo Fafá Bezerra. 

Até agosto
Para o deputado José Dias (PSDB), se ela (governadora) tentar votar a reforma “on line” vai perder. A análise política mostra que o desejo da oposição é empurrar a votação para o mais perto possível das eleições, provavelmente agosto. Afinal, o lucro político gerado pelo desgaste do governo será muito mais vantajoso.

Influência  
Para aprovar a PEC serão necessários 15 votos. Os olhos se voltam hoje para o parlamento no sentido de acompanhar as peças do xadrez político.  Até onde vai a influência do tucano Ezequiel Ferreira de Souza? Certamente, para onde o pêndulo pender se dará o resultado. 

Mais segurança 
Também na pauta do dia a mensagem governamental que implanta o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do RN.

Retirado de pauta 
O deputado Nélter Queiroz, atendendo um pedido do Padre Sátiro, retirou de pauta o projeto de lei que dava o nome de Raimundo Soares à Universidade do Estado do RN – UERN.
Ufa!!!!

Agricultura Familiar  
O Banco do Nordeste dispõe de R$ 3,5 bilhões para a Agricultura Familiar. Incluído no Plano Safra 2020-2021, o valor deve ser aplicado em 570 mil contratações. Teoricamente, é só chegar com os projetos.

Inimigo do consumidor?
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) conseguiu derrubar na Justiça a decisão liminar que determinava a obrigatoriedade de cobertura do teste de sorologia para a detecção do novo coronavírus. Deixou desprotegidos quase 47 milhões de consumidores.

Terminal Salineiro
O Terminal salineiro no Complexo Portuário de Areia Branca (TERSAB), no Rio Grande do Norte, vai ser arrendado. No caso, está descartada, por enquanto, a privatização.  A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) abriu processo de consulta e audiência públicas para recebimento de contribuições para o aprimoramento da minuta do edital e contrato de arrendamento. O prazo para envio das contribuições vai até 26 de agosto. Informações - http://portal.antaq.gov.br/

Revisor
O ex-senador Geraldo Melo teve seu primeiro emprego como revisor do Jornal da Ordem, editado hoje pela Arquidiocese. Se todo jornalista começasse sua vida profissional fazendo revisão de jornal, erros sem noção deixariam de ser publicados. A carapuça também me serve. 

Saravá!!!!

#Mecão105anos
Na manhã dessa terça (14) aconteceu a missa em Ação de Graças pelos 105 anos do Alvirrubro, na sede do clube.

Fomentando Cultura
A Cosern e o Instituto Neoenergia lançam logo mais às 10h, em live no Youtube e Facebook da Cosern,  o Edital 2020 “Transformando Energia em Cultura”, que concederá apoio financeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, para projetos socioculturais que contribuam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e valorizem a cultura local.