sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Agricultores familiares do NE começam a receber sementes

- Publicidade -

PLANTIO -  Agricultores do RN vão receber sementes de milho

Publicada às 12h33

A partir de hoje (15), mais de 44 mil agricultores familiares, de 83 municípios nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Sergipe, inscritos no Programa Garantia-Safra, receberão sementes de milho e feijão.

A iniciativa faz parte do Programa de Sementes para Agricultura Familiar do Nordeste da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem como objetivo desenvolver a produção das culturas na região, fortalecendo a economia local e o sustento dos pequenos agricultores. As sementes são desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e têm como características a maior resistência às condições climáticas e a possibilidade de plantar os novos grãos por mais três ou três safras.

De acordo com o técnico responsável pelo programa na Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Marcelo Intini, a idéia é que com as sementes de melhor qualidade seja possível instalar lavouras com melhor capacidade produtiva, aumentado a renda familiar.

São variedades que têm um potencial produtivo acima da média, em relação as lavouras instaladas com sementes convencionais. Então elas podem tanto abastecer a necessidade da família, como para gerar excedentes para venda, gerando renda para a família, concluiu Intini.

Cada produtor vai receber 20 quilos de sementes de milho e, apenas os municípios do Ceará e Pernambuco receberão as sementes de feijão, devido as perdas com o excesso de chuvas.

Os agricultores selecionados devem procurar as sedes dos sindicatos de produtores rurais ou a prefeitura municipal e se informar sobre a data e o local da distribuição.Para retirar os grãos é necessário levar o documento de identidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas