quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Agricultores ganham vida em garimpo

- Publicidade -

São Paulo (AE) – Na pequena cidade de Parnamirim, no sertão pernambucano, a 570 quilômetros de Recife, os agricultores, cansados do prejuízo causado pela falta de chuva, estão apelando para o garimpo do ouro. Buracos de até 10 metros de profundidade são abertos em fazendas da cidade, no meio da caatinga. Alguns trabalham até 12 horas por dia; às vezes são famílias inteiras.

Os garimpeiros mais experientes já chegam com um moinho. O equipamento é necessário para a extração. Como existem poucos na região, eles alugam para os garimpeiros mais pobres. Cobram 20% do que é extraído. Também contratam os inexperientes para trabalhar para eles e pagam diárias de R$ 15. A descoberta de ouro a céu aberto está atraindo garimpeiros de várias partes do País.

Primeiro, as pedras são quebradas a marretadas; depois passam por um triturador e vão para o moinho, onde começa o processo de extração. Até mercúrio, o que é proibido por lei, pois danifica o meio ambiente, está sendo usado pelos garimpeiros. O ouro é retirado em uma bacia fina de metal. Há o registro de um dos garimpeiros que conseguiu ganhar em 15 dias de trabalho R$ 2,5 mil com 132 gramas de ouro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas