Agricultores serão cadastrados

Publicação: 2015-02-08 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O canal do Pataxó é de responsabilidade estadual, mas nunca passou por manutenção. Para se ter uma ideia, o primeiro controle sobre quem utiliza a água do canal foi iniciado nesta semana pelo Instituto Gestor de Águas do RN (Igarn).

O uso das águas para moradores de Itajá foi suspenso, há duas semanas, por denúncias de desvio de água. Segundo o Igarn, o mau uso estava limitando o abastecimento de outros municípios, como Ipanguaçu.

Em Itajá, alguns animais caminham pelo pasto que cresceu no espaço onde antes havia apenas água. A agricultora Maria de Lourdes da Silva, moradora do município, afirma que nunca viu a barragem chegar ao nível atual: 30,4%. Ela teve o abastecimento para irrigação cortado. “Vou ter que comprar bomba, o que é caro, o pessoal rouba. A energia vai subir”, reclama. Segundo ela, há vazamentos ao longo do canal.

De acordo com a Semarh, uma reunião com os moradores será realizada na próxima terça (10) para sanar o problema. “Temos um projeto de pouco mais de R$ 300 mil para recuperar o canal. Hoje, os vazamentos são causados pela própria população”, afirma Mairton França, titular da pasta.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários