Cookie Consent
Natal
Agricultura do RN tem boas produções
Publicado: 00:00:00 - 28/06/2020 Atualizado: 13:24:37 - 27/06/2020
De acordo com o titular da Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, os índices são positivos e a agricultura do RN tem registrado boas produções. Na avaliação dele, após dois bons anos de chuva, esse pode ser o começo da retomada após anos de “sofrimento”.

Leia Mais

“Acho que a gente vive um momento bem mais confortável que vivemos nos últimos 10 anos. A gente tem uma série de ações que podemos fazer para preparar o agricultor viver esse momento bom. A distribuição de sementes de forma antecipada, entregamos 150 toneladas de sementes, que variam de sorgos, milhos, feijão e arroz vermelho”, informou.

Além disso, ele comenta que um dos programas da pasta, de distribuição de palmas forrageiras, também foi feita no ano passado. “Fizemos muito isso para que, nesse momento, a planta da palma pudesse desenvolver bem e o produtor pudesse ter a reserva do período de estiagem, que vamos começar em julho”, comentou. “Esse ano tivemos um bom inverno, mas vamos enfrentar pelo menos seis meses sem chuva”, acrescentou.
De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Vieira, a chegada das chuvas e a diminuição no território de seca no Rio Grande do Norte “anima” e gera expectativa “muito positiva” aos trabalhadores da indústria rural do Estado.

“Isso sempre gera uma expectativa muito positiva e de animo nos nossos produtores. Algumas barragens nós conseguimos recuperar bastante água, não todas, mas bastante maioria. Isso nos dá uma segurança hídrica. Tivemos chuvas em praticamente todo o Estado e isso fez com que melhorássemos a agricultura. Nós vínhamos de anos de seca de muito castigo, não é no primeiro ano que vamos recuperar totalmente nossa agricultura e pecuária. Apesar da pandemia, o setor rural do RN, de certa forma, está se recuperando dentro da situação de pandemia. Poderia estar muito melhor, mas em função da pandemia, o setor retraiu um pouco”, comenta.


Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte