quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Agricultura familiar no Turismo

- Publicidade -

Antonio Roberto Rocha
[email protected]

Mais uma etapa do projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo nos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras foi iniciada com a comercialização dos produtos da agricultura familiar na cadeia do turismo.

A ideia do projeto de Dinamização é desenvolver uma nova rota turística no Estado neste pedaço do Agreste potiguar, a partir do protagonismo da comunidade aliado à infraestrutura turística e divulgação.

Até essa fase de comercialização, a equipe da Setur, que coordena o projeto, realizou inúmeras visitas aos agricultores para definir o valor dos produtos a serem vendidos.

A lista de produtos disponíveis foi apresentada aos empresários da região na quarta-feira passada. Os itens estarão à venda na Central de Comercialização, no espaço Titanic, em Serra de São Bento.

E em continuidade às ações do projeto no território, nesta sexta-feira (9), às 14h, será promovida uma reunião na Câmara Municipal de Serra de São Bento com presença do Banco do Nordeste, Agência de Fomento do RN e Sebrae. Em pauta, assuntos relativos a linhas de crédito, financiamento e empreendedorismo.

Os três municípios que compõem esta nova rota turística idealizada pela Setur RN são conhecidos pelas serras, turismo de aventura, simplicidade e clima agradável. O objetivo do projeto, que conta com recursos do Governo Cidadão através de empréstimo do Banco Mundial, é levar desenvolvimento e sustentabilidade à região.

Golden Tulip Ponta Negra hospeda animais
Dia 14 de março, no Brasil, é o dia nacional dos animais. A data foi escolhida para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados a todos os animais. Muitos deles fazem parte da família, principalmente os domésticos, mas na hora de viajar nem sempre é possível levá-los na “bagagem”. Para quem quiser curtir momentos de lazer ao lado do bichinho de estimação (cães e gatos), o hotel Golden Tulip Natal Ponta Negra recebe toda a família de braços abertos.

Para isso, basta fazer a reserva pelo  site “O Bom de Viajar” e escolher a opção “Meu Pet Vai Comigo!”. O limite é de um animal de estimação por reserva. O valor adicional para hospedar o bichinho é de R$ 47,25 por dia. No ato do check-in, será preciso apresentar a carteira de vacinação na recepção com todas as doses em dia. A vacina antirrábica deverá ter sido aplicada por mais de 30 dias e a menos de um ano. E, claro, o pet precisa estar saudável. O hotel autoriza passeio por toda a área externa e eles podem ficar sozinhos no quarto por algumas horas.

Meios de hospedagem no RN fiscalizados
Um alerta aos meios de hospedagem de Natal. Na próxima semana, entre os dias 14 e 16, fiscais do Ministério do Turismo e técnicos da Secretaria de Estado do Turismo do RN (Setur RN) irão fiscalizar 50 estabelecimentos. O objetivo é combater a irregularidade relativa ao Cadastur, que é o sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos. Embora pertença ao Ministério do Turismo, é coordenado, no Rio Grande do Norte, pela Secretaria de Turismo.

No próximo dia 14, às 15 horas, no Centro de Convenções de Natal, será realizada uma reunião com o trade e representantes de classe, além de instituições parceiras, visando alinhar as ações para execução da referida fiscalização.

“O Cadastur não só é obrigatório, mas traz benefícios aos meios de hospedagem e demais categorias turísticas envolvidas. Muitos turistas procuram por segurança e confiabilidade nos serviços de receptivo, de restaurantes, hospedagem ou outros envolvidos na cadeia turística, e esse cadastro confere esses critérios”, ressalta o secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar.

Posteriormente, as demais atividades também serão fiscalizadas, em data a definir. A Lei nº 11.771/2008 instituiu o cadastro obrigatório para sete atividades – meios de hospedagem, agências de turismo, acampamento turístico, guias de turismo, organizadora de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas.

No cadastro opcional encontram-se oito atividades: restaurantes, cafeterias, bares e similares; centro de convenções; locadora de veículo para turistas; casa de espetáculos; equipamento de animação turística; empreendimentos de entretenimento e lazer e parque aquático; empreendimentos de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva; e prestador especializado em segmento turístico.

Com o lançamento do Cadastur 3.0 no último mês de fevereiro, os interessados executam seu cadastro direto no site, onde encontram as informações para a sua realização.

Anualmente são cadastrados e renovados uma média de 300 prestadores de serviços turísticos no RN, entre empresas e guias de turismo, mas, segundo a coordenadora do setor, Graça Pessoa, ainda está abaixo do que seria o ideal, baseados na quantidade de empresas que executam essa atividade, além da obrigatoriedade mencionada.

A fiscalização faz parte da operação “Verão Legal 2018”, do Ministério do Turismo, com parceria dos órgãos oficiais de turismo de todos os Estados, percorrendo todas as capitais brasileiras, no intuito de aumentar a formalização e legalização dos meios de hospedagem e, posteriormente, as demais atividades.

Brasil emite 25 mil vistos eletrônicos
A política de facilitação de vistos que vem sendo adotada pelo governo federal já pode ser considerada exitosa. A medida faz parte do Brasil + Turismo, programa criado pelo Ministério do Turismo para estimular o setor de viagens no país e que pretende chegar a 12 milhões de turistas estrangeiros em 2022. Levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores mostra que, desde a entrada em vigor da ação, em novembro, o Brasil já concedeu 24.553 e-Visas para os quatro países beneficiados: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão.

Em fevereiro, o número de vistos concedidos para os viajantes das nacionalidades atendidas alcançou a marca de 25.604 autorizações – vistos tradicionais e eletrônicos. Destes, 18.328 foram e-Visas, ou seja, 72% do total de vistos emitidos. Os americanos foram os que mais aproveitaram a facilidade (13.358), seguido dos australianos (2.170), canadenses (1.769) e japoneses (1.031).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas