sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Agricultura inicia entrega de sementes

- Publicidade -

Ícaro Carvalho
Repórter

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN (Sape) começa nesta terça-feira (20) a entrega das sementes para 10 cidades pólos do Estado, onde estão localizadas as unidades regionais da Emater. Ao todo, o estado potiguar conta com um total de 1.568 bancos de sementes, beneficiando 51.430 produtores cadastrados distribuídos a 157 municípios de todo o RN. Além disso, um convênio com o Ministério da Agricultura vai beneficiar 1.000 médios produtores com a distribuição de raquetes de palmas forrageiras, para substituir palmas dizimadas com a cochonilha-do Carmin, que em 2012 deixou cidades do seridó potiguar em estado de calamidade.
No Estado, há 1.568 bancos de sementes, beneficiando 51.430 produtores cadastrados
No Estado, há 1.568 bancos de sementes, beneficiando 51.430 produtores cadastrados (foto: Júnior Santos/Arquivo TN)

De acordo com o Coordenador do Programa de Sementes do estado, Antônio Carlos Magalhães, as sementes começarão a ser entregues pela região Oeste e seguirão pelas outras regiões do estado. A previsão inicial da pasta era de que essas sementes fossem entregues no último dia 15, após o Carnaval, porém, uma sinalização por parte da Empresa de Pesquisa e Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), adiou a entrega em cinco dias em virtude da consolidação da quadra chuvosa, que estaria fechando na segunda quinzena de fevereiro.

A Sape alerta que as inscrições para receber as sementes já foram encerradas e apenas os agricultores cadastrados em 2017 serão contemplados com a entrega. O cadastro para participação no programa é feito de um ano para o outro, conta Antônio Carlos. “Infelizmente, se ele não estiver cadastrado, não vai receber”, revela. Para aderir ao programa, o interessado deve ser agricultor familiar e de baixa renda. Após isso, o agricultor deve procurar os escritórios locais da Emater-RN nos seus respectivos municípios. O vínculo com algum programa do Governo Federal, como o bolsa família ou o bolsa escola, por exemplo, não impede a participação do lavrador no programa. Para receber a safra em 2019, por exemplo, o cadastro deve acontecer entre julho e setembro de 2018.

Neste ano, cada produtor vai receber cinco quilos de feijão, cinco quilos de milho e outros três de sorgo ponta negra, utilizado como ração para animais. Especificamente para as cidades de Felipe Guerra e Apodi, a secretaria vai distribuir 30 toneladas de arroz, em virtude de associações nesses lugares que trabalham no plantio e colheita desses grãos. A distribuição das sementes virá junto com uma cartilha explicativa a respeito do manejo de cada uma das culturas, visando a melhor manipulação e consequentemente, uma colheita mais produtiva.

Ao todo, serão distribuídas 233,25 toneladas de feijão, 278,28 toneladas de milho e 188,4 toneladas de sorgo ponta negra, além das 30 de arroz já citadas. O valor investido, com recursos do tesouro estadual, foi de R$ 9,179 milhões. Em cada município, os produtores rurais determinam junto aos técnicos da Emater qual será a porcentagem de sementes devolvidas após a colheita. Nos últimos anos, porém, o Estado está precisando repor o banco de sementes quase que totalmente, em virtude da seca que castiga o sertão há pelo menos seis anos.

“Essas sementes que eles estão devolvendo para o banco, eles não estão devolvendo nem para o Governo do Estado, nem para a secretaria de agricultura, muito menos para a Emater, eles estão devolvendo para eles”, comenta, explicando ainda que a devolução dessas sementes é para gerar uma rotatividade no banco e ser reutilizada nas próximas safra. 

Antônio Carlos conta que, após receberem os seus pacotes, em virtude do período de chuvas, os agricultores já podem plantar imediatamente as suas sementes, variedades estas precoces e rápidas, para que a colheita aconteça no menor tempo possível, já que as chuvas no estado potiguar são poucas e escassas. A preparação da terra para o recebimento dessas sementes já deve estar sendo feito, de acordo com Antônio. O “corte de terra”, como é chamado, é coordenado pelas prefeituras dos municípios desde 2001, com a logística das zonas rurais determinada pelo chefe do executivo local. “Eles já estão começando [a fazer o corte] e a semente vai chegar na hora do plantio”, conclui.

Entrega de Sementes para safra 2018 no RN

20, 21, 22, 23 Pau dos Ferros, Umarizal e Mossoró
26 e 27 Caicó e Currais Novos
28 João Câmara e Santa Cruz
01/03 São Paulo do Potengi e São José de Mipibu

Números

R$ 9.179.000,00 é o valor gasto para a compra das sementes para a safra 2018

1.568 é o número de bancos de sementes espalhados em todo o Rio Grande do Norte

51.430 é o número de produtores rurais beneficiados com o programa das sementes em 2018

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas