terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Agrishow 2011

- Publicidade -

As grandes montadoras de tratores e máquinas agrícolas ligadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) confirmaram a participação na edição 2011 da Agrishow, a partir de amanhã (2), até 6 de maio, em Ribeirão Preto. As companhias ampliaram entre 30% e 40% as áreas de exposição sobre 2010.  Com uma área total de 360 mil metros quadrados, a Agrishow 2011 deve reunir cerca de 730 marcas, de 45 países. Mais de 800 demonstrações de campo deverão ocorrer durante a Agrishow, que deverá receber mais de 140 mil visitantes. Entre as novidades da edição de 2011 da principal feira de agronegócios da América Latina estão uma exposição de cavalos da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina e uma oficina modelo do setor de ferramentas destinada ao produtor rural.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte, a partir  de hoje (1º) a 31 de maio, tem uma meta de atingir 90% do rebanho. O Rio Grande do Norte precisa manter uma cobertura vacinal elevada e um cadastro atualizado, se quiser sair da zona de risco médio para a zona livre da aftosa, com vacinação. 

Inverno (I)

As chuvas no leste do Nordeste, de maio a julho, deverão ficar acima da média, segundo a previsão feita pelos meteorologistas da região. O padrão térmico próximo a costa favorece a ocorrência de chuvas, com os ventos mais fortes, nos últimos dias. Essa previsão deve reforçar as ações de defesa civil naquelas áreas mais vulneráveis às inundações.  

Inverno (II)

No Ceará já ocorreram vários transbordamentos de grandes  açudes, como o Orós. No Rio Grande do Norte, sangrou a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e já choveu neste ano mais de 770 milímetros em São Vicente e mais de 880 milímetros em Georgino Avelino. Os grandes açudes estão recebendo muita água.

Exemplo da Embrapa

Instituição reconhecida internacionalmente pelos avanços tecnológicos na agricultura tropical e pelo desenvolvimento contínuo da agricultura brasileira, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completou 38 anos na última terça-feira, 26 de abril. Foram divulgados o Balanço Social da Pesquisa Agropecuária e os resultados do PAC Embrapa, além de anunciadas 22 novas tecnologias. O evento ocorreu, na sede da empresa, em Brasília, onde foi assinado um termo de cooperação técnica com a Vale S/A, para estabelecer parcerias e viabilizar projetos de pesquisas científica, tecnológica, desenvolvimento e transferência de tecnologias de interesse comum.

Código

Com apenas dois itens em desacordo, a votação do relatório do deputado Aldo rebelo, com mudanças do Código Florestal deverá acontecer na próxima quarta-feira, na Câmara dos Deputados. Não foram de consenso as áreas de preservação permanente e de reserva legal.

1-  A LBR é a segunda no ranking de lácteos. O ranking das maiores empresas na captação de leite no país em 2010 tem velhas conhecidas e novidades. Em mais um ano marcado pela consolidação no setor de lácteos, a DPA (joint venture entre Nestlé e Fonterra na captação) manteve o primeiro posto no ranking da Leite Brasil, associação que reúne produtores nacionais. A DPA captou 2,120 bilhões de litros de leite em 2010, 3,4% mais do que no anterior.

2-  Uma das novidades é o segundo lugar, também um dos melhores exemplos da consolidação no setor: a LBR Lácteos Brasil, resultante da fusão entre a gaúcha Bom Gosto e a Leitbom . Esta última pertence à Monticiano, que tem como acionistas a GP Investimentos e a Laep, controladora da Parmalat. A LBR recebeu 1,795 bilhão de litros de leite ano passado.

3- A mineira Itambé, que negocia fusão com a Confepar, manteve o terceiro lugar, mas viu sua captação cair 1,3%, para 1,110 bilhão de litros. Uma novidade é a Italac, que passou a fornecer dados para o ranking, e terminou 2010 na quarta posição, com captação de 801 milhões de litros de leite, quase 20% acima do ano anterior. Outra novidade no ranking é a paulista Jussara, cuja captação também cresceu quase 20% entre 2009 e 2010. O laticínio recebeu 262,9 milhões de litros de leite em 2010.

Padronização

 Contiuna aberta   a consulta para padronização da manga. As regras buscam melhorar a qualidade da fruta oferecida aos consumidores e facilitar a comercialização. O regulamento técnico para a definição do padrão oficial de classificação da manga ficará em consulta pública por mais 60 dias. A legislação vai estabelecer os critérios de classificação da fruta em grupos, peso e categorias.

Expezebu

Começa em Uberaba mais uma edição da Expozebu, a maior feira de gado zebuíno do mundo. A ExpoZebu 2011 começou com abertura da Mostra do Museu, com a presença de autoridades locais e visitantes de todo o Brasil. A 77ª ExpoZebu foi aberta na última quinta-feira, em Uberaba (MG), com  o lançamento da Sala Virtual “Mário de Almeida Franco”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas