sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Agulhas na arte de curar

- Publicidade -

JOÃO LYRA NETO
Jornalista

Uma estação de televisão, em Portugal, relatou, em um dos seus programas, o uso de agulhas no tratamento de doentes de diabetes. Até agora, aqui não tem sido indicado o seu uso, nem a doença era tão falada pela televisão portuguesa. Nas clínicas os que trabalham com aplicação de agulhas desconhecem esse tipo agora falado. O assunto ainda é desconhecido e na criteriosa opinião da Dra. Ana Paula B. de Souza, da Multfisio, a agulha não cura o diabético, entretanto, alivia os sintomas da doença. O uso de agulhas é bastante conhecido na Medicina pelos próprios médicos. Esse trabalho foi feito pelo fisioterapeuta tem aplicação determinada. Isso foi assunto debatido no Ministério da Saúde, que dava somente ao médico o direito de usá-lo. É uma questão que já foi debatida na 5ª Região, em Recife, com resultado, ao que parece, pacífico para o seu uso.

A aplicação de agulhas obedece a determinado posicionamento. Segundo a Dra. Ana Paula, orientadora e fisioterapeuta que cuida do assunto nessa área da Multfisio, o agulhamento à seco é um excelente recurso na diminuição e, até mesmo, pode-se dizer, na cura de dores musculares, podendo ser aplicado em combinação com outra terapia ou como terapia isolada. O agulhamento à seco é feito na inserção de agulhas no filamento do musculo ne região dos pontos de tensão. Segundo a Dra. Ana Paula, o objetivo principal  é conseguir a liberação das dores. Se o leitor sofre com dores ou tensões musculares pode solicitar o agulhamento à seco, já aplicado na MultFisio. A partir daí seus problemas são resolvidos satisfatoriamente. O agulhamento à seco e acupuntura são semelhantes apenas pelo uso de agulhas.

A acupuntura é uma linha de tratamento de cura que segue, rigorosamente, um tratamento originário do Oriente. No caso falado existem vários tipos de agulhas dependendo do órgão que precisa ser tratado. Não resta a menor dúvida que o trabalho com agulhas no corpo humano é de enorme eficácia. De grande importância para todos os males que atacam o equilíbrio e as dores do corpo humano, traumas de acidentes, artroses, artrite, recuperação de cirurgias ortopédicas, etc. existem os tratamentos como fisioterapias e hidroterapias. Em Natal, as clínicas que cuidam desse assunto estão sempre lotadas. Seguindo a orientação dos médicos o fisioterapeuta aplica os exercícios necessários a cada caso. A hidroterapia permite as pessoas com diversas limitações de movimento voltar a ter a mesma atividade de antes. É um tratamento mais leve por ter numa piscina e segue a orientação do fisioterapeuta que na maioria das vezes consegue a cura total de doente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas