terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Ainda vetada

- Publicidade -

Lauro Jardim com Guilherme Amado e Mariana Alvim

Apesar do acordo de leniência assinado com a CGU, a construtora Odebrecht ainda não pode ser contratada pela Petrobras. Aliás, falta muito para que isso aconteça. Já algumas subsidiárias do grupo podem.

O livro do Bretas
Marcelo Bretas está escrevendo um livro em que conta sua participação na Lava Jato. Vai revelar bastidores de suas decisões, seus dramas pessoais e seus temores.

Sinais de fumaça
O ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine conseguiu um refresco no Complexo de Pinhais, onde está encarcerado há treze meses. Viciado, daqueles que acendem um cigarro no outro, foi liberado para fumar em sua cela.

Lado a lado
As redes de livrarias Travessa e Blooks, ambas com lojas no Rio de Janeiro e em São Paulo, colocaram as edições do recém-lançado “Bolsonaro – o homem que peitou o Exército e desafia a democracia”, de Clóvis Saint-Clair, em um lugar sugestivo: ao lado de livros sobre Adolf Hitler.

Muy amiga…
Raquel Dodge vai completar um ano no cargo em setembro e vem colecionando atritos com a Lava Jato, tanto em Curitiba quanto no Rio de Janeiro. Para os colegas do Paraná, Raquel negou o pagamento de uma viagem à Suíça, país que mais colabora com os procuradores brasileiros desde o começo da operação. A pauta seria extensa: tratar da transferência de informações, da liberação de dinheiro bloqueado e de investigações específicas. Dodge disse que vai ela própria à Suíça e somente em novembro.

…da Lava-Jato
Com o Rio de Janeiro, a insatisfação se deve à falta de resposta no pedido feito há meses sobre a suspeição de Gilmar Mendes para julgar Orlando Diniz – o ex-presidente da Fecomércio patrocinou eventos do IDP, a faculdade de Gilmar, e foi solto pelo ministro. Foi a segunda vez que a força-tarefa fluminense pediu para que Raquel analisasse uma suspeição de Gilmar e, até hoje, esperam sentados.

Café frio
Faltam pouco menos de quatro meses para o governo acabar e não restou qualquer agenda positiva para Michel Temer levar a cabo neste tempo que lhe resta.

De volta
Sem alarde, Delcídio Amaral está articulando sua volta. Absolvido no mês passado na ação penal a que respondia por obstrução de Justiça, Delcídio filiou-se ao PTC, cuja estrela maior é Fernando Collor, e quer ser candidato ao Senado. No início da semana, seus advogados vão tentar reverter sua inelegibilidade.

Da boca para fora
Jair Bolsonaro repete o tempo todo que as eleições e a urna eletrônica não são confiáveis. Mas, até hoje, nenhum representante do PSL foi ao TSE acompanhar os testes públicos que são feitos para garantir a segurança da urna.

Uma lembrancinha
Os herdeiros de Ivo Pitanguy venderam recentemente um óleo de Picasso por US$ 3 milhões para um marchand paulista. Fazia parte do acervo do cirurgião plástico morto há dois anos. O quadro tem história. Foi um presente de Farah Diba, paciente do cirurgião no final dos anos 70. Pitanguy cobrou US$ 20 mil em valores da época para fazer a recauchutagem na então imperatriz do Irã. O pagamento chegou junto com uma lembrancinha. Era o Picasso.

800 mil presos
O Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, relançado pelo Conselho Nacional de Justiça, aponta que o Brasil tem hoje 605.815 presos e 189.797 mandados de prisão em aberto. Ou seja, se todos fossem encarcerados, o Brasil chegaria a quase 800 mil presos. Ou melhor: não chegaria, por falta de espaço.

No buraco
A pavimentação de estradas no Brasil avançou apenas 0,5% entre 2009 e 2017, de acordo com o anuário que a Confederação Nacional dos Transportes lança nos próximos dias. No mesmo período, a frota de veículos cresceu 65,4%. O vergonhoso quadro pode também ser resumido assim: esquálidos 12,4% das rodovias são asfaltadas.

Heliponto no vazio
A Justiça do Rio de Janeiro decidiu na semana passada homologar um acordo entre o MP e o Hotel Gloria autorizando o funcionamento de um heliponto no terraço do prédio do tradicional hotel. Assim, estão permitidos sete pousos e sete decolagens diárias, entre os horários de 6h e 22h. Beleza. Só tem um probleminha. Do Gloria, só restou a fachada. Ou seja, para o acordo valer de verdade o fundo Mubadala, de Abu Dhabi, que comprou o hotel de Eike Batista, tem que decidir se retoma as obras do primeiro cinco estrelas erguido no Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas