quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Alecrim quer repetir remedio para combater mal de 20 anos

- Publicidade -

ALECRIM  QUER REPETIR REMÉDIO PARA COMBATER MAL DE 20 ANOS

Cidade atraída pelo pioneirismo, faz 20 anos que Natal criou uma Lei e realizou uma concorrência para implantar o projeto “Natal Rotativo”, que consistia na instalação de parquímetros para disciplinar o estacionamento de veículos nos dois principais centros comerciais, do chamado comércio de rua, Alecrim e Centro histórico, serviço que, então,  só existia em São Paulo, Curitiba Porto Alegre, no Brasil…

A CDL havia contratado um grande estudo sobre hábitos de compra à Perfil Pesquisas Técnicas que apurou a perda, já naquela época, de mais da metade dos clientes que confessaram terem deixado de procurar as lojas do Alecrim “devido aos problemas de trânsito e à falta de estacionamento”. Confirmava-se, na prática, uma regra básica do comércio lojista em todo mundo: “No parking – no business” (sem estacionamento não tem negócio).

Atendendo ao comércio, a Prefeitura enviou mensagem à Câmara  que aprovou a matéria, e fez licitação ganha pela Auto Park Nordeste, que comprou 69 parquímetros e treinou cem atendentes. Depois que foi autorizado, num período pré eleitoral, um candidato a Vereador entrou com uma ação popular e a Justiça mandou suspender os serviços nas avenidas Presidente José Bento e Manoel Miranda. A reação contra a inovação contou com o apoio entusiástico dos comerciantes da área: “Não vou pagar para estacionar meu carro na frente de minha loja”.

Vinte anos depois se desenha o mesmo quadro. Agora, certamente o comércio de rua não terá perdido só 50% da clientela. Será que o mesmo remédio ainda será eficiente?

RN FEZ A MAIOR CAMPANHA DE FAKE NEWS DA HISTÓRIA

Quem se der ao trabalho de fazer o levantamento da maior campanha publicitária veiculada no Rio Grande do Norte nos últimos anos, não terá dificuldade de identificar “Natal, será primeira capital do Brasil 100% servida por serviço de saneamento básico e água tratada” – campanha bancada pelo Governo do Estado, com recursos públicos.

Durante mais de dois anos essa campanha foi veiculada em diferentes peças e canais de comunicação mostrando a eficiência da administração estadual e a preocupação com a solução de um problema fundamental sempre esquecido pelos governos “porque ficava enterrado”.

Seis meses depois do prazo estabelecido para a conclusão da meta eis que uma instituição da maior credibilidade, o Instituto Trata Brasil divulga o ranking do saneamento no Brasil. E Natal ocupa um magro 84º lugar no ranking do Instituto Trata Brasil, onde é dito que a zona Norte de Natal tem, apenas,  2% de sua área com serviço de esgoto. Mossoró tem uma situação muito melhor do que Natal, ocupando o 77º lugar. A primeira cidade brasileira neste Ranking, é Franca, no Estado de São Paulo. Do Nordeste, a cidade melhor classificada é Vitória da Conquista, na Bahia, com um honroso 5º lugar. Em vez de veicular “Fake News” (notícia falsa), o RN perdeu uma grande oportunidade de aplicar os recursos em campanhas educativas sobre o uso racional da água, tipo reuso, ou mesmo tipo  alternativos para melhoria do esgotamento sanitário em iniciativas individuais ou comunitárias.  O RN pagou para difundir notícia falsa.

MDB REAGE PARA NÃO CABER NUMA LAMBRETA

Depois da liberação do deputado Hermano Morais, ficando reduzido a uma bancada de, apenas, um Deputado Estadual, assim mesmo sem muita firmeza, e de vários casos de Prefeitos e Vereadores nos pequenos municípios, mostrando insatisfação, o MDB reagiu.

Seu Presidente, ex-senador Garibaldi Alves, além de convidar o deputado Bernardo Amorim para retornar à legenda. Divulgou o fato com tudo o que tinha direito, em blogs e jornais, com direito a fotografia com o futuro correligionário e o deputado Walter Alves.

Foi destacado que o dr. Bernardo dobrou com Waltinho em vários municípios, o que torna a assimilação dele nos quadros emedebistas de maneira fácil. Além de desestimular a galhofa de que o MDB que cabia num fusco, agora só preenche uma Lambreta.

Saudades de O Poti

Nesta segunda-feira completa 74 anos da fundação do jornal O Poti, dos Diários Associados, que quatro  anos depois virou semanário. Nos anos 80 chegou a vender inacreditáveis 30 mil exemplares.

MANGUEIRAS DE NATAL COMEÇARAM A FLORIR

Um observador da cena natalense pega o telefone para lhe dar a sua destinação original: telefonar.

E por telefone informa, com entusiasmo, que as mangueiras, em Natal, começaram a florir. A perspectiva é de uma grande safra, depois de vários anos de poucas chuvas. Que as mangas cheguem. Gostosas…

ALÉM  DO “HORÁRIO DE VERÃO”, CHEGOU A VEZ DOS FERIADOS

Está circulando no Congresso um Projeto que transfere para as segundas-feiras, os feriados nacionais que caírem entre as terças e sextas-feiras. Comenta-se que a proposta conta com a simpatia do presidente Jair Bolsonaro.

A Federação do Comércio do Rio de Janeiro, mandou fazer uma pesquisa com empresários fluminenses sobre o que achavam da mudança. Mais de 60% aprovam a mudança com entusiasmo, achando-a “ótima”. Para 58.6% o excesso de feriados ao longo do ano “prejudica a economia de alguma forma”.

CANDIDATURA DE ÁLVARO SÓ DEPOIS DO CARNAVAL

Muito assediado pelos jornalistas, o prefeito de Natal não fala de candidatura à reeleição nem mesmo sob tortura. Ele diz que sua agenda para os próximos seis meses é continuar mantendo os serviços públicos essenciais funcionando de maneira satisfatória, manter os salários do funcionalismo em dia e continuar com o programa de inaugurações de duas obras por semana.

Tem ainda uma ação em Brasília na busca de mais recursos, uma vez que os recursos arrecadados pela Prefeitura são suficientes, apenas, para manter o pagamento dos salários e a máquina funcionando. Para qualquer outra ação, capaz de dar destaque a administração, somente conseguindo recursos federais.

E a candidatura? – Só daqui a seis meses. Em outras palavras: – Janeiro de 2020. Empurrando um pouquinho chega o Carnaval. E ninguém lança candidatura a nada durante o Carnaval.

TRATAMENTO DE ESTRELA

A repórter Ediana Miralia, que trocou a InterTV pela TV Ponta Negra, está recebendo na nova emissora, um tratamento de estrela. Ela estréia no mês de Agosto e, além de um quadro fixo na Patrulha da Cidade, vai apresentar o Jornal da Noite. Mas, não cumprirá plantão aos sábados e domingo, como reza no seu contrato.

PONTA NEGRA FICA SEM SALVAGUARDAS

Na alta estação que está chegando, a praia de Ponta Negra continuará  sem a proteção contra a invasão do mar. Motivo: O Ministério Público não concorda com a solução de contensão com pedras soltas, como vem sendo feito até aqui.

O Ministério Público só aceita essa solução com a construção de dois emissários submarinos, cada um, custando RR$ 25 milhões. Enquanto isso, o verão se aproxima e não existe perspectiva do serviço ser executado.

Livros na Arena

A nova edição da FLIQ (Feira de Livros e Quadrinhos de Natal) está confirmada para Setembro, entre os dias 12 e 14, na Arena das Dunas. O homenageado desta edição é o cordelista mossoroense Antônio Francisco.

Político pobre

O jornalista Alexandre Garcia registrou no último domingo, os 79 anos de Marco Antônio Maciel, Deputado Federal, Senador, Governador de Pernambuco e Vice-presidente da República. Disse que há alguns anos ele não toma conhecimento de nada, vítima do Mal de Alzheimer. E enfatizou: – Maciel é um Homem Pobre.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas