sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Alegria!

- Publicidade -
Cultive a alegria como se estivesse cuidando do seu jardim. A alegria tem ainda maior intimidade com o seu espírito do que as suas plantas. A dedicação é necessária porque esse sentimento é fugaz, efêmero. O cancioneiro popular de Beth Carvalho pede à tristeza que, por favor, vá embora. Faça o mesmo com jeito e delicadeza que a invasora da alma a deixará livre. Então poderá cantar.
Conserve o sorriso que as dificuldades são passageiras, ensinava meu pai. Quando a pessoa reclamava da persistência do mal, ele era definitivo: “O máximo que pode durar a dificuldade é até a sua morte. E ela é inevitável”.

Muitas vezes, a alegria vem de fazer o que se gosta, de novas e criativas experiências. Fornece energia ao corpo e à alma, gera saúde e prolonga a vida. Esse estado mental deve ser prolongado o máximo possível.

Os católicos ouvem, repetidamente, a palavra aleluia na missa. Aleluia é um canto de alegria que manda louvar o Eterno. Em verdade, Deus nos deu a vida, o supremo privilégio de vida racional. Bichos da terra tão pequenos, vivemos em um pequeno planeta vivo, entre infinitos astros de infinitas galáxias inanimados.

O sorriso serve para expressar a paz e o contentamento interior. Faz bem sorrir quando a alegria surge na sua alma ou de outra pessoa.
Georges Bernanos (1888 – 1948), famoso escritor francês, abandonou a comodidade e o aplauso europeu para se tornar criador de gado em Minas Gerais. Convocado pelo governo de seu país para o exercício das mais elevadas funções, recusou. Como não aceitou receber a mais alta condecoração a Legión d’Honneur e o seu ingresso na Academia Francesa. Repetia para os nossos compatriotas o seu segredo de ser feliz: “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade”. Certamente, isto sugere um modo especial de amar e ter oportunidade de ser amado.

No caminho da alegria devemos disciplinar o espírito para alcançar o ideal almejado. Somente pode estar alegre quem tem sossegado o coração. A ansiedade atrapalha, é preciso ser paciente. Além disso, há que ser grato e sentir-se bem em manifestar a gratidão. Perdoar, como na oração ensinada por Jesus, perdoando verdadeiramente a quem nos tem ofendido.
Mas nunca é tarde para recordar o poeta Omar Khayyam (1048 – 1131) que recomenda: “Seja alegre por um instante, instante é a sua vida”! Em outras palavras: o pouco é muito.

Nestes ásperos tempos de pandemia, é muito difícil ser alegre, sorrir, sentir-se feliz. Basta imaginar que, às vezes, isso acontece quando a pessoa toma a segunda dose da vacina…
Em graus diferenciados, os sentimentos positivos e negativos existem nas pessoas. Assim podemos treinar para que a alegria seja nossa e possa contagiar os amigos e circunstantes para nos sentirmos felizes.
Afinal, o viver é uma dádiva divina e, por si só, já é motivo de alegria!
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas