sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Alemanha quer o Brasil fora do G-8

- Publicidade -

Publicada às 18h14

O governo alemão decidiu convidar os líderes do Brasil, Índia,  China, México e África do Sul para participarem do próximo encontro de cúpula  do G-8, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de junho no balneário de Heiligendamm.  Mas o governo liderado pela chanceler Angela Merkel descartou a entrada formal  dos grandes países emergentes no clube das nações mais industrializadas, proposta defendida pelo primeiro ministro britânico Tony Blair.

Nos últimos anos, o Brasil e outros grandes países emergentes têm participado  como convidados dos encontros de cúpula e de ministros das Finanças do G-8.  O governo alemão vinha dando até recentemente sinais de que poderia não manter  essa prática em 2007. 

Mas após uma reunião de Merkel com seu gabinete ministerial realizada hoje (19),  foi decidido que o G-8 intensificará o diálogo com os grandes emergentes em  temas como o comércio multilateral e meio ambiente. Merkel, no entanto, não  pretende estimular uma ampliação do G-8 durante sua presidência, por avaliar  que isso complicaria ainda mais o processo decisório dentro do grupo. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas