quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Alencar tem despedida com honras de chefe de Estado

- Publicidade -

Brasília (AE) – Ex-vice-presidente da República mais popular da história do Brasil, José Alencar (PRB) foi velado ontem no Palácio do Planalto com honras de chefe de Estado. Um público eclético participou do velório: ministros, governadores, políticos de todos os partidos, integrantes do Judiciário, empresários, servidores e populares. A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estavam em Portugal, chegaram em Brasília por volta das 21h20 para acompanhar o velório. Até as 21 horas, 6,8 mil pessoas haviam enfrentado pequenas filas e um forte esquema de segurança para ver de perto o corpo do ex-vice-presidente. Depois de 13 anos com um câncer no abdômen, Alencar morreu de falência múltipla dos órgãos na tarde de terça-feira.

Emocionado, o ex-presidente Lula da Silva se despede de José Alencar.  O corpo do ex-vice-presidente será cremado hoje, em Belo Horizonte.Em um carro do Corpo de Bombeiros, o corpo de Alencar chegou ao Planalto às 11 horas, pouco depois da esposa Mariza, dos três filhos e quatro netos. O caixão subiu a rampa do Palácio do Planalto e entrou no Salão Nobre, ornado com 132 coroas de flores, debaixo de aplausos de autoridades e funcionários. Na presença de ministros do Executivo e do Judiciário, governadores e parlamentares, Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico do Brasil, celebrou uma missa e lembrou que Alencar dava coragem aos outros até o último momento. “Isso é o mais importante. Ele era um homem de uma fé inquebrantável em Deus”, disse o núncio. Uma segunda missa deveria ser acontecer na noite de ontem com as presenças da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A primeira parte do velório foi fechada e teve a presença apenas das autoridades e de familiares. Às 12h50, o velório foi aberto para os populares, que fizeram uma fila pela rampa do Planalto para dar adeus ao ex-vice-presidente. O acesso ao público foi limitado por cordas. A cerca de um metro do caixão, cada pessoa podia apenas passar em frente ao corpo, sem permanecer no local. Mesmo assim, centenas populares aproveitaram para tirar fotos com seus celulares em frente ao corpo. Os visitantes também passaram por uma revista rigorosa e por detectores de metais.

Políticos de todas as tendências desfilaram em frente ao caixão de Alencar para cumprimentar a viúva e os filhos. A oposição compareceu em peso ao velório, incluindo políticos do PSOL. “Muitas vezes fui visitá-lo no hospital Sírio-Libanês e nunca encontrei com um moribundo, mas sim com um homem que pensava no dia seguinte. O maior legado que ele nós deixa é que vale a pena viver”, afirmou o ex-governador e senador Aécio Neves (PSDB-MG).

O ex-ministro José Dirceu também se disse consternado com a morte de Alencar. “O Lula disse que perdeu um irmão. Eu perdi quase um pai. O Zé Alencar era um amigo sempre presente, uma mão que me amparava, me protegia, me levantava”, declarou Dirceu. O corpo de Alencar chegou à Base Aérea de Brasília, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), às 10h. Meia hora antes, os familiares de Alencar desembarcaram de um avião também da FAB e foram recebidos pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e pelos presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Cortejo terá reforço na segurança

Belo Horizonte (AE) – Um forte aparato de segurança será montado nas ruas de Belo Horizonte e no entorno da Praça da Liberdade para o cortejo e velório, aberto ao público, do ex-vice-presidente José Alencar. Segundo a assessoria do governo mineiro, este será o quarto velório realizado no Palácio da Liberdade, antiga sede do Executivo estadual, desde a redemocratização do País, sendo o segundo que terá honrarias de chefe de Estado.

O primeiro foi o do presidente Tancredo Neves, que morreu antes de assumir o cargo, realizado em 23 de abril de 1985. Na ocasião, milhares de pessoas foram ao palácio para tentar despedir-se do presidente. A multidão começou a chegar ao local ainda pela manhã, apesar de o corpo só ter desembarcado na capital de tarde, como estava previsto. A estimativa da Polícia Militar é de que de que 30 mil pessoas estavam no local.

A previsão é de que o corpo do ex-vice-presidente chegue à base aérea da Pampulha às 7h30 e siga por algumas das principais vias da capital até a Praça da Liberdade. Caso não haja previsão de chuva, o caixão será levado em carro aberto do Corpo de Bombeiros. Às 8h30, terá início uma cerimônia restrita à família.

Às 9h será liberado o acesso ao público, que entrará por um portão lateral, passará em frente ao caixão e saíra pela outra lateral do palácio, na avenida Cristóvão Colombo. A segurança no interior e no entorno do prédio ficará a cargo da Polícia Militar, dos Dragões da Inconfidência (guarda de honra do governador) e de homens das Forças Armadas, que também participarão do cortejo. Homens do Corpo de Bombeiros e ao menos três ambulâncias serão mantidos de prontidão no local.

Corpo vai ser cremado hoje em Belo Horizonte

Belo Horizonte (AE) – A família decidiu pela cremação do corpo do ex-vice-presidente da República José Alencar hoje, às 14h30, no Cemitério Parque Renascer, em Contagem, na Grande Belo Horizonte. O corpo de Alencar deve chegar à capital mineira às 7h30. O caixão deve percorrer as ruas da cidade em carro aberto do Corpo de Bombeiros e será recepcionado na Praça da Liberdade por soldados do regimento Dragões da Independência, que vão conduzir o corpo até o hall principal do Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais.

Na tarde de ontem, o palácio vem sendo preparado para receber um grande número de visitantes. Funcionários cercam o prédio com grades para organizar a fila que deve se formar ao longo desta quinta-feira e garis cuidam da limpeza da praça.

Ex-presidente dedica título a José Alencar

Coimbra (AE) – O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de oferecer o título de “doutor honoris causa”, que recebeu da Universidade de Coimbra, em Portugal, ao ex-vice-presidente José Alencar, que morreu aos 79 anos, na tarde de terça-feira, em São Paulo. Demonstrando abatimento e muito cansaço, Lula dedicou parte de seu discurso a Alencar, afirmando que “nada disso teria sido possível sem a colaboração generosa e leal daquele que foi meu parceiro de todas as horas”.

Segundo Lula, Alencar foi um dos homens mais íntegros que conheceu. “É um inesquecível estadista que perdemos ontem para consternação de toda a sociedade brasileira”, disse. A presidente Dilma Rousseff acompanhou toda a cerimônia em homenagem a Lula assim como o presidente português Cavaco Silva e o primeiro ministro demissionário, José Sócrates.

Ao chegar à Universidade de Coimbra, onde foi ovacionado pelos estudantes, Lula afirmou que estava sentindo “um misto de tristeza e alegria”. “Tristeza pela morte do companheiro José Alencar, e alegria pelo título”, prosseguiu. “Tenho certeza de que onde ele estiver, ele estará feliz por mim, porque foi uma das pessoas que mais torceram e que mais comemoraram comigo a concessão deste título”, comentou, lembrando que Alencar o estimulou que recebesse o prêmio e que o acompanhou na premiação semelhante que recebeu da Universidade Federal de Viçosa, em janeiro. “Este título é dele”, avisou. Lula demonstrou que não estava muito à vontade com a “farda” e em alguns momentos, parecia estar “longe” dali, por exemplo quando foi levado para se sentar ao lado dos demais “doutores”, como mais novo detentor do título.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas