quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Alex Tsipras renuncia ao cargo de primeiro-ministro

- Publicidade -

Brasília (ABr) – Após horas reunido com membros de seu partido, o Syriza, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, anunciou ontem em Atenas, a renúncia ao cargo, em um discurso transmitido pela TV. Com a renúncia, ele abre caminho para antecipar as eleições, previstas para ocorrer em 20 de setembro. “Agora, as pessoas terão de decidir se mostramos coragem nas negociações e se esse acordo pode dar à nossa economia um respiro, de modo que a crise econômica termine logo”, disse Tsipras, ao anunciar a renúncia.

A decisão foi tomada a partir da situação política da semana passada, quando quase um terço dos membros do Syriza votou contra o pacote de ajuda, ou se absteve. Isso fez com que o primeiro-ministro perdesse a maioria no Parlamento. O acordo foi aprovado com apoio da oposição.

Antes de confirmar a renúncia, Tsipras fez uma análise do último acordo assinado com credores. Segundo ele, as negociações garantiram ao país um pacote de ajuda maior, condições melhores de financiamento e contrapartidas menos austeras que em propostas anteriores.

“Nesse acordo, encontramos novos caminhos para fazer as coisas mais fáceis. Não vamos voltar atrás e aceitar mais cortes em postos de trabalho no setor público. Negociamos menos austeridade”, informou Tsipras. Ele reconheceu que não conseguiram alcançar as demandas que tinham antes das eleições, mas afirmou: “pela primeira vez, dissemos que poderemos cortar a dívida grega. Isso é muito importante.”

Na quarta-feira, o primeiro-ministro enviou carta ao Parlamento Europeu, pedindo que o órgão colabore para negociar a dívida grega. Esse é um ponto delicado entre Grécia e os demais países do Eurogrupo, que não têm falado em cortes, enquanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que só participará do acordo se a sustentabilidade da dívida grega for garantida.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas