Aliança Francesa abre exposição com imagens do ''Maio/68''

Publicação: 2018-04-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Para comemorar o 50° aniversário das manifestações do Movimento Maio/ 68, a Aliança Francesa apresenta em Natal, a partir desta sexta-feira (13) uma exposição com o registro do celebrado fotógrafo Philippe Gras (1942/2007). São 43 fotografias inéditas realizadas durante os eventos em Paris. A mostra é organizada pela Associação dos Amigos de  Philippe Gras, a produtora Quatro Planetas Filmes, com o apoio da a Cinemateca Francesa e o Instituto Francês junto à delegação geral das Alianças Francesas no Brasil.

A coleção registra manifestações de estudantes em Paris, como esta no Boulevard Saint-Michel
A coleção registra manifestações de estudantes em Paris, como esta no Boulevard Saint-Michel

As fotografias de Philippe Gras foram descobertas em seus arquivos depois do seu desaparecimento em 2007. A reportagem fotográfica se destaca pela qualidade artística e documental, além do olhar empático e distanciado dos acontecimentos da época.

Reportagem fotográfica traz 43 fotos emblemáticas de 68
Reportagem fotográfica traz 43 fotos emblemáticas de 68

Além da exposição aberta ao público, a Aliança irá promover algumas mesas-redondas a partir das 15h. O primeiro tema é “Facettes de Mai 68”, com participação da jornalista e pesquisadora potiguar Rejane Cardoso, antiga aluna da Aliança Francesa de Natal que residia em Paris na época em que o movimento estudantil surgiu no cenário parisiense.  Na sequência será “Lei Simone Veil: O Aborto na França”, com participação da professora e dra. Tamara Abreu, do Departamento de Linguas e Literaturas Estrangeiras Modernas - DLLEM da UFRN. “P que maio de 68 mudou nas ciências humanas”, com a professora doutora Julie Cavignac, do Departamento de Antropologia Social da UFRN. E por fim, “Lacan em 68”, com fala da professora Monalisa Carrilho de Macedo, do Departamento de Filosofia.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários