quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Alimentos vão custar mais

- Publicidade -

Um relatório da ONU, divulgado ontem, revela que os países mais pobres devem aumentar os seus gastos com alimentos em até 40% em 2008 em comparação com o ano passado. Diante da demanda mundial por alimentos, o  Brasil ganhará com aumento do consumo de carnes, disse a FAO, organismo das Nações Unidas para a alimentação e agricultura, em  Genebra, na Suíça. O principal motivo para a alta dos preços das carnes será o crescimento das economias dos países emergentes, que estariam consumindo mais o produto, segundo a entidade. A produção mundial de carne bovina cresceu 2,3% em 2007. Projeta-se  aumento de 1,1% para este ano, atingindo 68 milhões de toneladas. Esse crescimento ocorrerá nos países em desenvolvimento, que já respondem por 56% da produção  do planeta. 

Petróleo

A Opep mantém a decisão de não aumentar sua produção de petróleo e voltou a culpar a especulação financeira pela escalada dos preços da commodity no mercado internacional

Duplicação (I)

O Dnit está nos preparativos finais para entregar o pequeno trecho da BR 304, entre Parnamirim e Macaíba, em frente à Estação Base da Marinha, no Distrito Industrial. Dez anos depois de iniciada, a duplicação estará concluída. O órgão também está trabalhando em dois trechos da BR-304, em Lajes, onde uma ponte caiu com as enchentes e, entre Assu e Mossoró, onde a chuva destruiu o pavimento.

Duplicação (II)

Na visita do presidente Lula da Silva, para lançar as obras do PAC, marcada para o dia 2 de junho, o governo do estado deveria apresentar a reivindicação para duplicação da BR- 304, entre Macaíba e Mossoró e de Mossoró a Fortaleza. É bom lembrar que a duplicação da BR- 101, no trecho entre Natal e Arês estará pronta em abril do próximo ano, ficando o Batalhão de Engenharia de Construção livre para outras obras.

Concurso

Prevista para a próxima segunda-feira (26) a abertura das inscrições para o concurso de auditor fiscal do Tesouro Municipal, da Prefeitura de Natal. São oferecidas 20 vagas com salário de até R$ 5.069,21. Outras informações no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

1 – Para vender seus produtos e adquirir matérias-primas, dez indústrias ligadas ao Sindicato das Indústrias de Doces, presidida pelo empresário Thiago Gadelha, estão participando da V Feira de Negócios do Seridó, em Caicó. É uma experiência de integração indústria-fornecedor, dentro do Estado, para criar novos negócios. Se o balanço for positivo, a experiência será levada pela Fiern a outros sindicatos.

2 – A associação dos produtores de calcário comemoram hoje o Dia Nacional do Calcário. O RN é um dos grandes produtores do país, atraindo indústrias cimenteiras, inclusive. Com a alta do preço do petróleo e, ao mesmo tempo com a conscientização do produto rural em corrigir o solo, o consumo de calcário vem crescendo a um ritmo de 30% ao ano.

3 – O governo federal calcula que terá uma arrecadação adicional de R$ 100 bilhões este ano. A quantia adicional é o dobro do que seria necessário para compensar tanto os gastos adicionais com a aprovação da emenda 29 quanto as perdas do governo com o fim da CPMF. Todo mês a arrecadação bate recorde. Mesmo assim está insistindo, com sua base aliada, na recriação da CPMF.

Petróleo x potência

O  Brasil é uma potência, reconhece o jornal Wall Stret Journal, dos Estados Unidos, após o  consórcio formado por Petrobras (66%, operadora), Shell (20%) e Galp Energia (14%) comprovar a presença de petróleo nos reservatórios do pré-sal, no bloco BM-S-8, em águas ultraprofundas na Bacia de Santos. A perfuração foi concluída no último dia 18, na profundidade de 6.773 metros, e a descoberta comprovada pela análise de amostras de petróleo por meio de teste de formação em reservatórios situados a cerca de 6.000 metros de profundidade.

Feira nacional

Pela primeira vez fora do eixo Rio – São Paulo, acontecerá em Natal a “Postos & Conveniência 2008 – Feira e Fórum Nacional de Postos de Combustíveis, Equipamentos e Lojas de Conveniência”. As regiões Norte e Nordeste do Brasil são mercados em plena expansão que concentram mais de 27% dos postos de combustíveis do país e cerca de 14% das lojas de conveniência. Será de 15 a 17 de outubro, no Centro de Convenções de Natal, e já tem aproximadamente 60% do seu espaço vendido para empresas como Texaco, Ipiranga, Esso, Petrobras, Ale, Shell e fabricantes de equipamentos.

Shopping

A partir de hoje (24) será realizado o “final de semana divertido no Norte Shopping”, das 14h às 17h, na Praça da Alimentação, com o palhaço “Gordurinha” e sua turma. Também ocorrerá hoje apresentação de Ronald McDonald às 17h.

Floresta

O Centro Industrial Avançado (CIA) de Macaíba ficará mais verde, com o Projeto Cidade Ecologia. Hoje serão  plantadas 150 mudas em dois hectares na área da indústria da Água Mineral Cristalina. Será a primeira iniciativa de reflorestamento daquela área, com o objetivo de formar um bosque. O projeto é promovido pela Rádio Cidade (94,3 FM), em parceria com o Rotary Club Natal, o Ibama e a escola Yázigi.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas