quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

ALRN recolhe 121 celulares

- Publicidade -

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte conseguiu economizar R$ 1,3 milhão no primeiro quadrimeste deste ano. Além disso,  o gasto anual com telefone terá uma redução de R$ 450 mil. A informação foi dada ontem pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, ao comentar as medidas de contenção de gastos adotadas desde que assumiu o cargo. Numa entrevista do programa Meio Dia Cidade, Ezequiel disse terem sido recolhidos 121 aparelhos de telefone celular.  “Cada deputado tinha direito a um telefone celular e mais dois para assessores. Fizemos um levantamento e constatamos que havia telefones a mais. E aí, foram recolhidos esses 121 que já não eram mais de deputado nem de assessores da Assembleia Legislativa”, disse ele.
Ezequiel Ferreira defende união da classe política nordestina para acelarar obras da transposição
Com os cortes na folha de pessoal, Ezequiel disse que viabilizou a convoação dos primeiros 15 aprovados em concurso e pode trazer de volta uma compensação salarial para os servidores efetivos.

Na entrevista ele demonstrou preocupação com a situação das reservas hídricas que estão chegando ao fim após quatro anos de seca no semiárido e adiantou que  vai buscar,  mesmo no recesso parlamentar do meio do ano, levar adiante a proposta de unir a classe política do Nordeste em defesa de projetos que visam evitar o colapso total no abastecimento de água da região. No RN, as reservas nunca estiveram tão baixas. Os principais acudes acumulam apenas 24%. “Na minha opinião, nós só temos uma saída, que é dar celeridade às obras da transposição de águas do rio São Francisco. E sabemos que o Rio Grande do Norte será o último estado beneficiado.

Ezequiel disse que na próxima semana, mesmo no recesso parlamentar, uma comitiva de deputados potiguares vai fazer uma visita à Assembleia da Paraíba e posteriormente à de Pernambuco para tratar do assunto. A proposta, disse ele, é que essa seja uma questão regional, tendo à frente as bancadas regionais. E por que a Assembleia Legislativa?, perguntou ele durante entrevista ontem ao programa Meio Dia Cidade. “Porque a Assembleia é a caixa de ressonância da sociedade. Os deputados todos os dias recebem prefeitos, vereadores, lideranças e temos uma condição maior de mobilização (…) Estamos flertando com o abismo em relação à água aqui no Rio Grande do Norte. Na hora que o Nordeste estiver unido na bandeira da transposição, esse grito possa ecoar e ser ouvido pelo governo federal.”

Ezequiel defendeu ainda medidas para o setor primário nordestino, devastado pelos sucessivos anos de seca. O parlamentar contou o drama de um criador de Caicó que foi obrigado a se desfazer de uma vacaria, que produzia 4.500 litros de leite diários, porque não tinha mais condição de manter o rebanho.

Lembrou que recentemente foi aprovada a medida provisória que permite aos clubes de futebol prorrogar as dívidas por 30 anos. “Precisamos trazer essa discussão para o setor primário do Nordeste. Isso é uma questão política e precisamos ter força para isso. O RN tem uma banca de oito deputados e três senadores, mas na hora que juntar as bancadas do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco, aí sim, o governo vai nos ouvir.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas