sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Aluno deve manter ritmo de estudos

- Publicidade -

A pouco menos de uma semana para o dia mais importante do ano para milhões de estudantes brasileiros que buscam uma vaga numa universidade, os candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  dão o chamado “sprint final” para chegar nas melhores condições possíveis de fazer a prova. Entre as estratégias, vale descansar, ver um filme ou escutar música, fazer atividades que tirem o aluno da rotina de estudos, além da possibilidade de revisar assuntos específicos.

Carlos André, diretor do Over Colégio e Curso: essa semana é bem complicada porque todo mundo vai querer dar uma revisada


Carlos André, diretor do Over Colégio e Curso: ”essa semana é bem
complicada porque todo mundo vai querer dar uma revisada”

#SAIBAMAIS#Sobre a última possibilidade, o diretor e professor de Física do Over Colégio e Curso, Carlos André, defende a tese de que os candidatos devem manter o ritmo de estudos mesmo a poucos dias do exame. Mesmo existindo um nível de cansaço acumulado, isto é, para alunos que se prepararam o ano inteiro para o exame, manter o ritmo é fundamental, comenta o professor.

“Essa semana é bem complicada porque todo mundo vai querer dar aquela revisada final nos assuntos de humanas, mas ao mesmo tempo eles precisam tentar descansar. A gente defende que o aluno não deveria, nessa semana, parar de estudar as matérias da outra semana, alguns até fazem isso. Na semana que vem são matérias de cálculo, então se a pessoa parou a semana inteira, ele cai muito rápido de rendimento. O ideal seria manter o ritmo estudando tudo. Claro que mesmo estudando tudo valeria a pena dar mais força nas matérias deste final de semana. O grande desafio é conseguir fazer tudo isso sem se estourar, sem ficar excessivamente cansado. ”, disse à TRIBUNA DO NORTE.

O professor acrescenta ainda que o dia da prova “é o melhor dia do ano para o candidato” e é fundamental que os candidatos encontrem atividades para amenizar a tensão e o cansaço mental adquirido pela rotina de estudo durante todo o ano.

“Eu acho que eles tem de arrumar atividades que evitem  ficar pensando muito na prova. Você tem que arrumar uma atividade que te retire um pouco desse mundo. Exemplo: cinema. Se o filme é bom e você se envolve com a história, você tem ali duas horas em que se está envolvido com aquela história e não o Enem”, comenta, acrescentando ainda que sempre orienta os seus alunos a não fazerem práticas esportivas de contato, como por exemplo futebol, a fim de evitar lesões e dar contornos negativos à um exame que já tem clima  considerado tenso.

O professor comenta ainda que no Over os estudantes não têm mais acesso à simulados nas três semanas que antecedem o Enem. “A gente não faz mais simulado porque achamos que o aluno não deveria mais saber nada relacionada a radiografia do acerto dele. Porque se a gente faz um simulado agora e o aluno e dá mal, ele já passa a ter certeza que não vai passar. E se ele se dá bem também dá efeito colateral, porque fica confiante demais e aí chega, acaba relaxando e se dá mal na prova”, explica.

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos farão a prova do Enem em dois finais de semana, diferentemente das versões anteriores, quando os exames eram concentrados em apenas um final de semana, o que exigia um grande esforço intelectual por parte dos candidatos. Neste domingo (04), os candidatos responderão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação tem cinco horas e trinta minutos de duração. Já no outro domingo (11), são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação tem cinco horas de duração.

Em todo o Brasil, 5,5 milhões de candidatos farão o exame considerado um dos mais importantes a nível nacional. A prova é o principal meio de entrada nas universidades públicas e privadas de todo o Brasil, bem como nos institutos federais espalhados por todo o  país.


#TNnoEnem
Para ajudar na preparação para o Enem 2018, o #TNnoEnem disponibilizou um simulado online, onde a nota é elaborada de acordo com os critérios que o Ministério da Educação utiliza para pontuar a prova oficial. Os professores do Over Colégio e Curso fizeram a correção da prova ao vivo, disponibilizada em no canal no Youtube da Tribuna do Norte e também no Facebook. O PDF do simulado também está disponível para os estudantes.

O #TNnoEnem é um projeto gratuito da Tribuna do Norte, em parceria com o Sistema SAS e Over Colégio e Curso, com patrocínio da UNI-RN e Natal Card.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas