Alunos da rede pública vão à Tailândia

Publicação: 2019-08-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Estudantes e professores da Escola Estadual Professor Otto de Brito Guerra, localizada no município de Ceará-Mirim, vão representar o Rio Grande do Norte na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2019 na Tailândia. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, investiu quase R$ 65 mil, com inscrições e passagens, para o grupo participar do evento integrando a delegação brasileira.

A comissão é formada por três alunos do segundo ano do ensino médio - Carlos Daniel de Oliveira, Marcos Sérgio de Sales Silva e José Eduardo de Souza Demétrio Silva – e dois professores, Débora Cristina Silva Ramos (matemática) e Cristóvão Porciano do Nascimento Júnior (física). Eles viajam nesta terça-feira (13) com destino à Tailândia para a olimpíada que acontece de 16 a 20 de agosto.

Sônia Maria, diretora da escola, lembrou que os três alunos representam os doze medalhistas da instituição na olimpíada. “Fizemos uma seleção da seleção, já que não havia recursos para todos os alunos irem”, explicou. Ela contou que os professores, as turmas e amigos fizeram vários tipos de ‘vaquinhas’, como rifas, feijoada e ‘cota online’, a fim de arrecadar dinheiro para que os estudantes tirassem seus passaportes e pudessem arcar com os custos de permanência. Além disso, Sônia disse que os alunos estão se esforçando muito para o evento. “Desde que foram classificados, os estudantes estão tendo aulas extras, de inglês e matemática, preparatórias para as provas da olimpíada.”

“Os professores têm um papel importante de manter acessa essa chama. Os alunos vão ter seu ganho pessoal, mas eles vão sair, porém são os professores que vão continuar e eles estão sempre colocando os desafios das olimpíadas para frente, para que não morram, e tem feito um trabalho muito bom”, enfatizou o secretário de Educação, Getúlio Marques, ao frisar que a escola Professor Otto de Brito Guerra foi a única classificada do Estado.

O professor Cristóvão comentou sobre as expectativas: “Vai ser uma experiência ótima, rotativa, estamos sempre buscando novos alunos a participarem dos projetos e ganharem o mundo”, completou.

A competição, World TIME - Talent Invitational Mathematics Examination 2019, é uma iniciativa da Thai Talent Training -Agência de Educação para Superdotação em Matemática na Tailândia. O evento avalia individualmente os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação Básica. Podem participar estudantes do 2º ano do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas.

A governadora destacou a importância da participação dos alunos no evento, afirmando estar orgulhosa enquanto professora e como governadora, desejando sucesso aos estudantes.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários