quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Alunos da UnP pressionam para obter isenção de taxa no estacionamento

- Publicidade -

RISCOS -  Alunos estacionam fora e ficam sujeitos a roubos e  pagamento de multasEstudantes da Universidade Potiguar (UnP) da unidade Roberto Freire, localizada no bairro de Capim Macio, ameaçam boicotar a faculdade e o Shopping Orla Sul (do qual a instituição é âncora) para pressionar a direção das instituições a isentar a taxa de estacionamento. Eles reclamam que o valor cobrado, de dois reais, é o mesmo cobrado aos clientes, e que já deveria estar incluso na mensalidade, que custa em média R$ 600.

“Somos obrigados a estacionar do lado de fora para não pagar e ficamos sujeitos a multas e roubos. A mensalidade é cara e a instituição tem condições de proporcionar isso aos alunos”, opinou a estudante de Direito, Lana Bandeira. Outro estudante de Direito, Marcel Dantas, também reclamou que acaba deixando o carro na rua por não ter condições de pagar a taxa, que ao final do mês acumula no mínimo 40 reais aos gastos com os estudos. “O estacionamento deveria se tornar gratuito e os alunos deveriam usar uma credencial para ter acesso a ele.”

O vice-presidente do Centro Acadêmico (C.A.) de Direito da UnP, Werner Damázio alerta que um grupo de alunos ameaça fechar a avenida Roberto Freire para chamar atenção da população para o problema. Segundo ele, no ano passado foram disponibilizados estacionamentos externos, localizados nas ruas paralelas ao shopping, nos quais a taxa não era cobrada. Com a inauguração do empreendimento, passou a ser cobrado um real dos alunos que deixavam os carros abrigados neles.

“Além disso, os alunos não têm mais nem a opção de estacionar de graça na rua, pois a pedido dos moradores locais, que se sentiam incomodados com a proliferação de carros, a STTU proibiu o estacionamento de veículos nos arredores do shopping”, lembrou o presidente do C.A. de Direito da UnP, José Henrique Azeredo.

“Fizemos uma reunião com o shopping e fomos informados de que o estacionamento, que antes era de posse da UnP, passou a ser do Orla Sul, que tem obrigação de oferecê-lo, mas não de disponibilizá-lo de graça. A UnP, por sua vez, alegou que nenhuma das outras unidades tem estacionamento”, explicou Werner, acrescentando que entende o fato de o shopping cobrar por precisar dar conta dos custos com a manutenção do espaço.

O membro do Comitê Administrativo-financeiro da UnP, Fernando Braga, explicou que a UnP não tem poupado esforços em discutir com a direção do shopping a maneira mais adequada de solucionar o impasse. “A construção dos estacionamentos externos, que teria uma taxa promocional aos alunos (de um real) foi a solução mais razoável que encontramos.”

O gerente operacional do Orla Sul, Rogério Miranda, esclareceu que os estacionamentos externos estão localizados em um dos bairros de maior IPTU e aluguel da cidade, e que além deste fator, há despesas com segurança e iluminação pública. “Essa taxa não paga o investimento, apenas auxilia na manutenção. Mas se a UnP quiser apresentar alguma outra alternativa, estamos abertos a ela, apenas não temos condição de bancar sozinhos os custos para o conforto dos alunos.”

Ontem à noite foi formulado um documento solicitando a isenção da taxa dos estacionamentos externos. Azeredo esclareceu que se trata de uma ação conjunta entre o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnP e os C.A(s) de todos os cursos da unidade: Letras, Serviço Social, História, Turismo, Administração e Direito. Este último, com cerca de quatro mil alunos matriculados. O documento deve ser entregue hoje à direção da UnP.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas