Alunos que amam matemática

Publicação: 2019-01-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Tadeu Oliveira
tadeuoliveira@tribunadonorte.com.br

Ensinar matemática pode ser um grande desafio, uma vez que a grande maioria dos alunos tem certa resistência com a matéria. Mas o resultado de uma pesquisa da Matific, empresa que atua com jogos matemáticos em cerca de 250 colégios públicos e privados no Brasil, realizada com aproximadamente 60 mil estudantes e 2 mil professores, mostra que é possível driblar este preconceito por meio de jogos educacionais voltados para o aprendizado.

Prova disso é que 83% dos alunos disseram que passaram a “amar matemática” depois de começar a jogar na plataforma de jogos digitais. Fato comprovado pelas respostas de 99,5% dos professores, que disseram que há alunos em classe que agora “amam matemática” graças à ferramenta. Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil, é preciso mudar a maneira de ensinar matemática. “O mundo evoluiu, ensinar matemática de forma rígida, baseado em decorar e memorizar, além de não funcionar, assusta. Os alunos precisam entender de forma prática como a matemática afeta a nossa vida no dia a dia e nada melhor do que jogos educacionais para demonstrar isso”, comenta.

Melhor tese em matemática
Estão abertas, até 1º de abril, as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2019. A iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil no ano anterior. Organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática, a premiação concede R$ 3 mil ao vencedor. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de agosto, às 14 horas, no auditório da instituição. Para se inscrever, o autor ou orientador do trabalho deve enviar o arquivo em formato PDF da tese defendida e aprovada, bem como artigos provenientes, para o e-mail premiogutierrez@icmc.usp.br. Também é necessário enviar um texto, de até 25 linhas, que defenda e justifique, com base em padrões científicos de qualidade, por que a tese merece receber o prêmio. O edital completo está disponível no site.

Seleção de docentes
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de docentes da Faculdade UNINASSAU, em Mossoró. Os interessados em participar da seleção deverão enviar Currículo Lattes atualizado e as devidas comprovações de titulação por e-mail até o dia 12 de janeiro. O processo visa preencher vagas nos cursos de Ciências Contábeis, Farmácia e Odontologia. Os candidatos deverão ter título de doutor, mestre ou especialista, ter disponibilidade para ministrar aulas no período noturno e/ou diurno, além de pós-graduação específica na área da disciplina. A facultada também informa sobre seletivo de professores para as unidades de Natal e Parnamirim.

Meta para alcançar
Entre os maiores desafios que o atual secretário estadual de Educação, professor Getúlio Marques, terá que enfrentar será fazer funcionar realmente o sistema de escolas técnicas profissionalizantes da rede estadual de ensino, principalmente com relação a contratação de professores especializados em disciplinas técnicas. O governo que terminou parece não ter alcançado a meta sobre educação profissional no RN. Agora começa tudo outra vez.

Capacitação
Para promover o acesso à capacitação profissional, o Senac RN está com matrículas abertas para cerca de 50 cursos, somente no primeiro trimestre de 2019, nos municípios de Natal, Assú, Caicó, Macaíba e Mossoró. As vagas estão distribuídas em diversas áreas: Beleza, Informática, Comunicação e Design, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Segurança, Turismo e Hospitalidade e Meio Ambiente.

Auxílio estudantil
A UFRN torna público o edital de inscrições e renovações para os Programas de Bolsas de Assistência Estudantil, referentes ao primeiro semestre nas seguintes modalidades: alimentação, transporte, residência, creche, óculos e atleta. As bolsas são destinadas a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial nos Campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos. São concedidas bolsas para aqueles candidatos que comprovarem situação de vulnerabilidade social e econômica.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários