quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Alunos realizam festa junina com manifesto por um Brasil melhor

- Publicidade -

“Seca sem chuva é ruim, mas seca d’água é pior”, diz o verso do poeta Patativa do Assaré que juntamente com outros repentes inspira a festa junina do Instituto Educacional Casa Escola (IECE), realizado neste sábado (22), a partir das 16h, no Sesi Clube. Além das tradicionais quadrilhas, comidas típicas, sorteio de balaios e muitas brincadeiras, o “Arraiá do IECE 2013” promoverá um manifesto sobre a lamentável situação vivida pelo povo nordestino em decorrência da seca, que somente neste ano já dizimou mais da metade do rebanho bovino no Rio Grande do Norte, vontade política, corrupção, gastos excessivos com a Copa do Mundo e transposição do Rio São Francisco são algumas das questões tratadas na decoração da festa, que explora o senso crítico das charges para lembrar os efeitos da estiagem, a exemplo da perda significativa do rebanho, da fome e da luta dos agricultores para superar os prejuízos da colheita.
No ritmo popular do forró, alunos da Casa Escola pedem um país mais justo
Tais conteúdos já foram estudados pelos alunos da educação infantil ao ensino  fundamental em sala de aula, com diversas formas de abordagem adaptadas aos níveis de complexidade de cada faixa etária. Por meio de discussões, apresentações de vídeos, teatro e diferentes gêneros textuais, em especial as poesias, os alunos puderam compartilhar ideias sobre os problemas da seca e suas consequências para o povo sertanejo. Em Literatura, por exemplo, foi abordada a obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, enquanto a disciplina de Geografia expôs a realidade de regiões como Japão, Califórnia e Dubai, onde, apesar de possuírem pouca água potável, investem em tecnologia para garantir a distribuição do bem essencial aos cidadãos.

Retrato do descaso

“Nossa intenção é mostrar que a seca não é um reflexo da pobreza, como muitos pensam, mas sim o retrato do descaso e da indiferença dos governantes. Por esse motivo, damos continuidade ao trabalho realizado na escola neste São João através das músicas, danças, cartazes e encenações. Também homenageamos Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga, dois compositores que disseminaram a visão política do cultivo à miséria e que assola milhares de nordestinos”, explica a coordenadora da educação fundamental, Eleide Gomes. Os alunos estão envolvidos em toda a organização do evento, desde a produção dos convites até a decoração dos painéis.

Abaixo-assinado

A ocasião ainda contará com um abaixo-assinado em prol de melhorias nas ruas da cidade, principalmente do acesso à escola. De acordo com a diretora Priscila Griner, “a festa terá a mesma animação de sempre, mas não podemos nos esquecer do momento de manifestações vivido em todo o país. Esta é a nossa maneira de protestar, conscientizar e lutar por um Brasil melhor, esperamos passar o recado para os participantes do arraia”, conclui.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas