América busca vitória para garantir vantagem na segunda fase

Publicação: 2020-11-22 00:00:00
O América recebe o Floresta neste domingo às 15h, na Arena das Dunas. Uma vitória alvirrubra garante a primeira colocação no grupo A3, as vantagens para a fase “mata-mata” e a tranquilidade para o técnico Paulinho Kobayashi, na Série D do Campeonato Brasileiro.
Créditos: Canindé PereiraApesar de falar sobre a possibilidade de escalar uma equipe alternativa para enfrentar o Floresta, Paulinho Kobayahi enfantizou, durante toda a semana, a importância de uma vitória no jogo de hojeApesar de falar sobre a possibilidade de escalar uma equipe alternativa para enfrentar o Floresta, Paulinho Kobayahi enfantizou, durante toda a semana, a importância de uma vitória no jogo de hoje

A partida contra o Floresta tem um simbolismo importante para o time de Natal. No jogo de ida, já bastante pressionado, o América ficou no empate em 1 a 1. Na partida seguinte, o time americano perdeu, dentro de Natal, para o Salgueiro por 1 a 0. A sequência ruim causou a renúncia do ex-presidente Leonardo Bezerra e a posse do vice, Ricardo Valério. Depois disso, o time comandando por Paulinho Kobayashi “engatou” oito resultados positivos seguidos e empolgou. No entanto, na rodada anterior, em novo encontro com o Salgueiro, nova derrota. Para hoje, além da vitória, é importante mostrar que não há o risco daqueles tempos duros retornarem.

A confiança está em alta e a possibilidade de usar um time bem modificado, apontam para que, o tropeço no interior pernambucano, não tenha passado apenas de um “asterisco” na boa campanha do Alvirrubro.

De acordo com o zagueiro Marcelo Augusto, o time está motivado para a partida contra os cearenses. “Estamos preparados, motivados, bem concentrados nos comandos do Paulinho e ansiosíssimos para esse jogo já”, comenta.

Segundo o atleta “todo próximo jogo é o mais importante”, por isso, a derrota para o Salgueiro já é passado. “Foi uma lição para não cometermos mais erros como a gente cometeu e agora é foco total na vitória, buscar os três pontos. Não vai ser fácil, a gente sabe. É um confronto direto, mas a gente está completamente preparado”, analisou.

O clube potiguar entra em campo como uma das melhores defesas do campeonato nacional. Esses números são importantes para o jogo e também para a próxima fase da competição. O zagueiro credita isso ao esforço realizado por todo grupo de atletas.

“É o conjunto. A defesa é tudo. O time todo ataca e o time todo defende. É uma exigência do Paulinho. Estamos felizes e vamos tentar melhorar cada vez mais esses números”, conclui.

Já garantido na segunda fase, o América lidera o grupo com 24 pontos ganhos, enquanto o representante cearense está em terceiro lugar, com 21 pontos. A segunda colocação é do Salgueiro/PE, que tem 23 pontos, um a menos que o América. Por isso, é importante uma vitória dos donos da casa no jogo deste domingo, na Arena das Dunas.

Maykon Matos Nunes, do Maranhão, apita o jogo, auxiliado pelos potiguares George Italo Antas Nogueira (Auxiliar 1) e Edilene Freire da Silva (Auxiliar 2); Moises Estevao de Moura Lima, também do Rio Grande do Norte, é o 4º árbitro.

Este ano, a Série D do Brasileirão apresenta um formato de disputa diferente na primeira fase, com 64 times divididos em 8 grupos de 8 clubes. Classificam-se os 4 melhores de cada grupo para a fase de 'mata-mata'. Mandante do jogo deste domingo (22), o América está no Grupo A-3 com: Campinense/PB, Afogados/PE, Atlético de Cajazeiras/PB, Floresta/PE, Globo/RN, Guarany de Sobral/CE e Salgueiro/PE.

Floresta

A equipe do Floresta já está classificada, matematicamente, para a próxima fase. No entanto, segundo o técnico Leston Júnior o objetivo é brigar pela liderança do grupo. O treinador conta com todo o elenco à disposição para o jogo em Natal.

No 1° turno, o alviverde alencarino e o clube natalense, ficaram no 1 a 1 no dia 26 de setembro, no qual o atacante Deysinho marcou o tento da equipe cearense. Atualmente, o lobo é o terceiro colocado na chave, com 21 pontos conquistados. Com o empate diante do Atlético/PB no último final de semana.

Guarani/CE x Globo

O outro clube potiguar que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, no Grupo A-3 é o Globo. A equipe de Ceará-Mirim enfrenta o Guarani/CE, às 15h30, em Sobral.

A águia ocupa a quinta posição no grupo e precisa vencer para seguir com chances de classificar à fase seguinte. Na rodada final, o time comandado por Renatinho Potiguar recebe o Atlético Cajazeiras. Por isso, é tão importante vencer e depois tentar definir no estádio Manoel Barretto – Barrettão.

Classificados

Até a última atualização dessa matéria, na sexta-feira (20), 17 das 32 equipes já estavam matematicamente classificadas à segunda fase. Avançam quatro de cada um dos oito grupos do torneio.

A equipe do ABC está na chave considerada mais equilibrada e, antes do jogo contra o Jacyobá, não tinha ninguém garantido antecipadamente. Entre os 17 times já no mata-mata, os estados mais representados são os de São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Piauí, todos com duas equipes. Amazonas, Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte também já estão confirmados.


Leia também: