quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Amadorismo

- Publicidade -

Itamar Ciríaco/ [email protected]

Estava demorando. Finalmente apareceu o primeiro caso de atleta irregular na “famigerada” Série D do Campeonato Brasileiro. Já tínhamos acompanhado trio de arbitragem que faltou ao jogo, equipe que perdeu o horário da partida e teve que trocar de roupas e aquecer no ônibus, a caminho do estádio, além da sensacional súmula cujo “dono do apito” decidiu inverter o marcador, além de errar os nomes dos atletas que fizeram os gols.
Amadorismo 1
Pois bem. Tem acusação de atleta irregular e é no Grupo do América. O volante Edimar entrou em campo, na primeira rodada da Série D, de forma irregular. O Bahia de Feira de Santana, clube do atleta foi notificado da irregularidade através de comunicação da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Edimar teria sido expulso no ano passado, em uma partida pelo Vitória da Conquista, seu antigo time. Cumpriu um jogo, no entanto, em seu julgamento, foi punido com dois jogos de suspensão. Como não soube, não avisou ao novo clube e acabou sendo escalado contra o América/PE, na estreia do “Tremendão”, dia 5/5, no estádio Ademir Cunha, em Pernambuco.
Amadorismo 2
O time baiano perdeu o jogo por 1 a 0. Apesar disso, deverá ser punido. O artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) prevê, em caso de escalação de atleta em situação irregular: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
Inimigos
O América elegeu dois “inimigos” para a partida diante do Bahia de Feira de Santana, sábado, no interior baiano: O gramado sintético e o goleiro Jair. A grama da Arena Cajueiro é um problema real. Apesar dos treinos aqui em Natal, o Alvirrubro sabe que não vai conseguir reproduzir, 100%, as condições de jogo. A questão é diminuir, ao máximo, as possibilidades de erros. O inimigo número 2, que na verdade usa a camisa 1, o goleiro Jair, deverá ter influência, lá em Feira, apenas em relação as suas defesas, uma vez que, jogando lá, sua catimba deverá ser menor, afinal, o “Tremendão” precisa vencer, principalmente se perder os pontos por escalar um atleta de forma irregular.
Inimigos 1
A lista de “inimigos”, na minha opinião, precisa crescer. Acrescentaria o time baiano como um todo. Em Natal, ele, apesar de praticamente se defender o tempo inteiro, se mostrou uma equipe organizada, capaz, inclusive, de ameaçar o América em dois contra-ataques que poderiam ter custado caríssimo para o time potiguar. A expectativa é que, em casa, diminuam a marcação, uma vez que precisarão atacar, e abram brechas para o time comandado por Moacir Júnior.
Mudanças
O ABC, que treinou, ontem, no CT do clube foi diferente do que entrou em campo contra o Botafogo. Na ala, devido ao terceiro amarelo de Ivan, entrou Maicon. No meio, sem Valdemir, liberado para resolver problemas pessoais, entrou Xavier. Ou seja, o Alvinegro em campo com apenas um volante, Guedes. Na frente, Luan, Jefinho e Hélio Paraíba. Dessa forma, o time de Soares teria atacante de velocidade apenas pela esquerda, Pela direita você poderia contar com o apoio mais firme de Anderson Rosa, tendo dois jogadores mais centralizados (Jefinho e Paraíba).
Mudanças 1
O torcedor poderia perguntar. Mais esse meio não ficaria suscetível aos contra-ataques? Ora, bem posicionado, com certeza não. Mesmo com quatro na frente, quando com a posse de bola (Rosa, Paraíba, Jefinho e Luan), sobrariam na cobertura de meio Xavier e Guedes. Além deles ainda teriam os dois alas (Maicon e Jonatan) e a dupla de zaga (Joécio e Maurício). Ou seja, se souber se posicionar taticamente, dá para atacar sem deixar o sistema defensivo desprotegido.
Bases
Estão abertas as turmas para o mês de julho da Escolinha SW (Souza & Wallyson), no bairro do Alagamar, Zona Sul de Natal. Ídolos de América e ABC, a dupla de craques montou um espaço diferenciado com estrutura moderna e pensada nas diversas vertentes do society, escolinhas, Fut7, condicionamento físico e competições. Faixas etárias: Iniciação ao Futebol (6 aos 9 anos), Orientação para o Futebol (10 a 12 anos) e Direcionamento para o Futebol (dos 13 aos 15 anos). As aulas acontecem nas terças e quintas (Iniciação), Terças e quintas e Quartas e Sextas (Orientação) para Direcionamento. Localização: Rua da Lagosta, Alagamar. De frente ao Corais de Ponta Negra. Telefone: 99430-5979. Redes sociais: Instagram @swsocietynatal. Facebook: SW Society.
Feminino
A Seleção Brasileira Feminina chegou, na tarde desta quarta-feira (22), em Portimão, Portugal, onde irá fazer a preparação para a Copa do Mundo da França. A equipe ficará hospedada ao longo dos quinze dias de treinos no Penina Hotel & Golf Resort.  O técnico Vadão comanda a primeira atividade com o grupo nesta quinta-feira (23), com treino às 16h (Hora local), no Centro de Treinamento do Portimonense Sporting Club. A comissão técnica e as jogadoras ficarão até o 5 de junho, quando viajarão para Grenoble, França, cidade da estreia diante da Jamaica, no dia 9.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas