quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

América aparece como vítima do ex-árbitro Gutemberg de Paula

- Publicidade -

O mais novo escândalo de arbitragem no futebol brasileiro começa a revelar mais “podres” dos homens responsáveis pelo comando das partidas. O ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca, que acusou o presidente da Comissão de Arbitragem Brasileira, Sérgio Corrêa, de pressionar árbitros para que resultados fossem manipulados continua em evidência no noticiário esportivo nacional, mas dessa vez ele passou de acusar a réu. Ontem, a ESPN Brasil divulgou matéria em que árbitros acusam Gutemberg de manipular um jogo entre Brasiliense e América, na série B de 2009.

Dois árbitros ouvidos pela ESPN (que preferiram manter o anonimato) garantiram que Gutemberg de Paula Fonseca já teria manipulado rumos de partidas “em troca de prestígio político, de escalas para jogos maiores e até mesmo pagamento em dinheiro”. A reportagem cita como o “caso mais impressionante” a partida entre Brasiliense e América de Natal, em 2009.

Segundo os denunciantes, quando soube que estava na partida, Gutemberg de Paula Fonseca teria entrado em contato com o superintendente da CBF no Centro-Oeste para realizar um acerto com o dirigente local. “Tem que dar Brasiliense, vamos lá, vamos trabalhar para a gente fazer a nossa vida, pra gente ser melhor escalado”, disse Gutemberg, segundo um dos árbitros denunciantes.

No jogo em questão, que ocorreu no estádio Boca do Jacaré, dia 15 de setembro de 2009, as duas equipes ficaram no 0 a 0. Gutemberg de Paula Fonseca teve como assistentes Eduardo de Souza Couto e Marçal Rodrigues Mendes e expulsou o zagueiro Edson Rocha, do América. A expulsão, de acordo com relatos dos árbitros, teria sido premeditada pelo árbitro central da partida. “Estão vendo, é assim que se faz: em jogada mais duvidosa, a gente pesa mais pro nosso lado. Eu podia dar o amarelo, mas dei o vermelho e não dá pra falarem nada”, teria dito Gutemberg.

O curioso é que árbitro também foi o árbitro da partida mais polêmica da temporada passada, entre Fortaleza x CRB, pela série C.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas