quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Amigos de grandes olhos

- Publicidade -

Nascida na Serra da Formiga, no município de Riachuelo-RN, Kinha Costa é uma aventureira. Cedo percebeu que queria desvendar o mundo. Começou por Natal, seguiu para o Rio de Janeiro, atravessou o Atlântico com destino a Holanda, onde viveu 10 anos, depois encontrou em Joanesburgo, na África do Sul, seu pouso mais duradouro – está lá há 16 anos.
Escritora e educadora Kinha Costa lança em Natal o livro “Duas corujas e um gato”, seu primeiro trabalho em ficção infantil
#SAIBAMAIS#Arte-educadora, atriz e escritora, a potiguar nunca esqueceu de suas origens e com frequência vem ao estado visitar a família e amigos. Desta vez, aproveitou a viagem para lançar seu quarto livro: “Duas Corujas e um Gato”. Se as obras anteriores  estavam mais voltadas para crônicas e olhares estrangeiros sobre as terras que visitava, no novo livro a Kinha faz sua primeira experiência com a literatura infantil. O lançamento de “Duas Corujas e um Gato” será no domingo (30), a partir das 15h, na Cidade da Criança, com pipoca, suco, música e contação de histórias.

O livro narra a história de uma família que possui uma relação um tanto quanto especial com duas corujas e um gato que habitam o quintal de casa. Escrita em uma linguagem acessível e divertida, voltada para cativar os leitores iniciantes. A leitura fica ainda mais atraente com as ilustrações da jovem artista sul-africana Nicci Nathanson. Ela tem experiência com ilustrações para livros infantis e em 2012 foi agraciada com o Prêmio de Melhor Ilustração Infantil, AKTV, na África do Sul.

A ideia de escrever “Duas Corujas e um Gato” partiu de convite de Cleudivan Jânio Araújo, editor da CJA Edições – editora por onde o livro está sendo publicado – que perguntou se ela tinha algo para crianças. Em poucas semanas Kinha apresentou o projeto. E experiência com o público infantil ela tem de sobra. “Tenho uma relação com crianças desde cedo. Atuei com teatro infantil em Natal. No Rio de Janeiro fiz trabalhou com crianças de rua. Também participei de um programa infantil onde atuava e escrevia algumas esquetes”, diz a autora em conversa ao Viver.
"Duas Corujas e um Gato", Kinha Costa
A história do livro é ficção, mas partiu de um fato que real. Mãe de duas filhas já crescidas, Kinha conta que quando elas eram pequenininhas, receberam a visita de duas corujas no quintal. “Uma vez as corujas aparecerem em casa. Lembrei disso para contar essa história que fala de família, da relação com os animais e com a natureza”, conta. Outro fator que a motivou a escrever é a sensação de que a tecnologia tem acabado com muitos hábitos típicos da infância. “Alguns costumes estão se perdendo, como o dos país deitarem com os filhos pequenos para cantar músicas de ninar. Meu livro tenta reforçar um pouco esses momentos carinhosos”, reflete.

Antes do lançamento na Cidade da Criança, a autora andou visitando escolas da cidade com o livro e contando histórias. Na quinta-feira (27), ela deu um pulo em sua cidade de origem para lançar o livro e entregar uma doação com dezenas de obras infantis para escolas na Serra da Formiga e em Riachuelo. Bilíngüe (português e inglês), o livro também será lançado na África do Sul depois de Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas