quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Amor e massacre em Nova Amsterdam

- Publicidade -

Isaac Ribeiro
Repórter

A  mostra competitiva do Cine Fest RN começa hoje, às 20h30, no Cinemark do Midway Mall, com a exibição do aguardado “Nova Amsterdam”, filme de Edson Soares. Antes, porém, acontece a solenidade de abertura do festival.

Em Natal para a estreia do longa, o ator Leonardo Miggiorin é o protagonista Rafael, que se apaixona por Bernarda em meio ao conflito histórico brutal ocorrido no RN em 1633

Em Natal para a estreia do longa, o ator Leonardo Miggiorin é o
protagonista Rafael, que se apaixona por Bernarda em meio ao conflito
histórico brutal ocorrido no RN em 1633

De amanhã até sábado, serão realizadas as mostras de Curtas Nacionais (19h), de Curtas Potiguares (19h30) e de Longas-Metragens (20h20). Toda a programação é gratuita, com retirada antecipada de ingressos individuais a partir das 16h, no espaço Cine Fest RN, no terceiro piso do Midway.

Estarão presentes no lançamento de “Nova Amsterdam” os atores Leonardo Miggiorin, que interpreta o protagonista Rafael; e Anselmo Vasconcelos, o sanguinário Jacob Rabbi; além de todo o elenco potiguar do filme.

Apesar de a sala do Cinemark ter capacidade para 292 pessoas, apenas 150 serão distribuídos para  imprensa, convidados, elenco e patrocinadores.

Para quem não conseguir assistir ao filme hoje, “Nova Amsterdam” estreia em todas os cinemas de Natal e Mossoró na segunda quinzena de maio. Depois segue para salas da Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, como informa o diretor Edson Soares, também coordenador do Cine Fest RN.

Ele classifica seu filme como uma história de amor, de tom épico-histórico, passada no Rio Grande do Norte, na época da invasão holandesa, em 1633. “O fio condutor da narrativa é um casal de jovens, Bernarda e Rafael. Em meio aos conflitos, eles vão se conhecer e sobreviver juntos a este período brutal da história potiguar.” O longas potiguar tem recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (MinC) e Banco do Nordeste, entre outros.

Dificuldades de filmagens e recurso em croma-key
O romance entre Bernarda e Rafael se passa durante essa época de conflito histórico e serve para contextualizar esse momento da história potiguar. Apenas no final,  de acordo com o diretor, é mostrado que as vítimas dos massacres narrados no longa foram transformados em santos pela Igreja Católica. “A narrativa não assume defesa de nenhum credo”, observa Edson Soares.

A história é contada em meio a várias lutas, batalhas, perseguições e armadilhas, típicas de produções de aventura histórica. Porém, não foi tarefa fácil realizar algumas cenas, principalmente porque a produção não pôde filmar na Fortaleza dos Reis Magos e nem no engenho Ferreiro Torto, em Macaíba. A solução foi gravar usando imagens em croma-key, em estúdio.

O elenco de “Nova Amsterdam” tem nomes conhecidos nacionalmente como Joanna Fomm,  Marcélia Cartaxo, Cristina Prochaska, Paulo César Peréio e Roney Villela, além dos já citados Leonardo Miggiorin e  Anselmo Vasconcelos. 

Ainda integram a Mostra de Longas-Metragens do festival os filmes o pernambucano “Açúcar”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira (2017); “Nó do Diabo”, de Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Ian Abé e Jhésus Tribuzi, da Paraíba; o carioca “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa; o documentário “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”, de Eduardo Ades, Marcus Fernando; e ainda o longa-metragem potiguar inédito “O Mistério das Noites Brancas”,  Lucas Fernandes, Rebecca Pelágio e Lito Trindade.

Serviço:
Sessão de avant-première do filme “Nova Amsterdam”, de Edson Soares, abertura oficial do Cine Fest RN. Hoje, 20h30, no Cinemark do Midway Mall. Retirada de ingressos: a partir das 16h no espaço Cine Fest RN (3º piso do Midway).      

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas