Análise da realidade

Publicação: 2019-07-09 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Luiz Antônio Felipe
laf@tribunadonorte.com.br

Sem esconder sua insatisfação com o atual momento do Brasil, o ministro da economia, Paulo Guedes diz a verdade: "Somos 200 milhões de trouxas explorados". Explorados por quem? “por duas empreiteiras, quatro bancos, uma petroleira e seis distribuidoras de gás”.  Ou seja, um País dominado pelo cartel.   Para o ministro, o Brasil é uma pirâmide de cabeça para baixo, com a União com o todo [de recursos], ao contrário de outros países. Se falta segurança pública, hospital, saneamento, esse recurso tem que descer. Não pode estar lá em cima.  Os próprios governos passados não contribuíram para mudar essa atuação.

Previdência
O otimismo prevalece entre os articuladores da Previdência Social, para a votação a ser iniciada hoje em plenário. A tendência pela aprovação de reforma cresce na Câmara dos Deputados, mesmo com a pressão de grupos isolados que buscam um benefício melhor.     

Mercado
Vamos crescer menos em 2019. O mercado reduziu novamente a projeção para a alta do PIB, pela 19ª vez,  de 0,85% para 0,82%, na pesquisa semanal Focus. Já a projeção do mercado para Selic permanece em 5,5% ao ano em 2019. A cada semana o Brasil dá um passo para trás e não vai ser a reforma da Previdência que dará uma virada nessa situação. A volta da confiança é só o começo.

Energia
A portuguesa EDP Renováveis confirmou ontem a instalação de um parque eólico de 126 MW no Rio Grande do Norte, após fechar contrato privado (mercado livre), assegurando a venda da produção por 20 anos. O empreendimento iniciará as operações em 2022, nos projetos Monte Verde VI e Boqueirão I e II. A EDP tem empresas atuando de forma independente no país.

Alta
A inflação pelo IGP-DI sobe para 0,63% em junho e acumula 4,4% ao ano. Os produtos agropecuários subiram com força no atacado e a taxa acelera alta. Já  a inflação acumulada dos últimos três anos é a menor desde a década de 1930. No período de 2017 a 2019 - considerando a projeção do consenso de mercado para este ano -, a média do IPCA deve ficar em 3,5%, nível mais baixo desde os 2,4% de 1932 a 1934.

Exportações x Europa
 O Brasil já é o segundo maior fornecedor de alimentos para a Europa, revela um documento do Itamaraty. Em 2018, o país foi um dos cinco maiores fornecedores da UE de ração animal, café, oleaginosas e grãos e preparações alimentícias vegetais. Agora, com o acordo entre Mercosul e União Europeia, o bloco europeu vai liberar 82% do volume do comércio agrícola ao bloco sul-americano, além de retirar 77% das linhas tarifárias do setor. O acordo entre União Européia e o Mercosul ainda vai enfrentar a oposição e muitos protestos.

Defensivos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai desenvolver uma campanha de combate à desinformação sobre o uso de defensivos agrícolas para evitar prejuízos ao Brasil. A liberação de mais produtos não implicaria em aumento do uso. É uma boa briga para esclarecer muitas dúvidas.

Isenção
A Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc), destaca a assinatura do decreto que isenta do ICMS a carne bovina de gado abatido no RN. Um incentivo para os empresários que tem atividade de cria e engorda e para os abatedouros/frigoríficos que trabalham com carne potiguar.    

Digital
Os serviços digitais oferecidos pelo Ministério da Economia chegam a 300. Por meio do portal serviços.gov.br, o cidadão pode obter informações sobre saque do abono salarial ou fazer declaração do Imposto de Renda, por exemplo. Na quinta-feira (11), o INSS passará a oferecer quase 100% dos serviços por via eletrônica, no  aplicativo “Meu INSS”, além do telefone 135.

Previsão
A segunda semana de julho será de céu parcialmente nublado no RN. Segundo a Emparn, “um sistema frontal (frente fria), presente sobre os Estados da Bahia e sul do Piauí, deverá atingir os demais estados da Região Nordeste nos próximos dias, trazendo chuvas e diminuindo a temperatura, especialmente, nas regiões serranas”.

Faturamento
Com pouco concorrente no mercado doméstico, a companhia aérea Gol estima uma alta de 24% na receita unitária de passageiro no segundo trimestre. O governo precisa estimular à entrada de novas companhias para democratizar a exploração desse mercado.

Empréstimo
De acordo com dados da MEI Fácil, plataforma de serviços financeiros para o micro e pequeno empreendedor, cerca de 92% dos MEIs cadastrados na empresa (pouco mais de um milhão) nunca pegaram um empréstimo em nome da empresa. Esse elevado número reflete ainda um distanciamento entre esses microempreendedores e os serviços bancário.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários