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Anatel monitora qualidade do sinal

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Desde 2014, a Anatel monitora as redes do que chama de Serviço Móvel Pessoal (SMP), com o intuito de dar continuidade à coleta de dados, fiscalização e publicação dos resultados por município, como vinha sendo realizado durante o Plano de Melhorias, que se encerrou em julho de 2014.

O acompanhamento e avaliação dos resultados ocorrem por meio da coleta de informações realizada pelos fiscais da Anatel em todas as antenas de cada município brasileiro.

Os resultados estão disponíveis na página da Anatel (www.anatel.gov.br) e no aplicativo lançado pela Agência “Serviço Móvel”, disponível no Google Play para celulares com sistema operacional Android e no Apple Store, para celulares com sistema IOS.

No site também é possível acessar o Portal do Consumidor da Agência (www.anatel.gov.br/consumidor).

Caso ocorra indícios de descumprimento de obrigações por parte das prestadoras de telecomunicações, elas podem ser punidas. Entretanto, essas sanções são aplicadas após realização de processo administrativo. De acordo com a Anatal, caso a operadora não cumpra as regras estabelecidas pela agência reguladora, após a realização de procedimento administrativo, é possível que seja estabelecida uma multa de até R$ 50 milhões por infração.

Operadoras
#SAIBAMAIS#A maioria das operadoras de telefonia móvel explicaram que o serviço é ampliado durante o verão e que estão atentos aos problemas que podem surgir nessa época do ano.

Tim
A melhora de que falam os clientes da Tim se deve a uma Estação Rádio Base (ERB) móvel na praia de Pirangi. O equipamento de transmissão é acoplado a um carro e levado ao local. Outra foi para Barreta. Em nota, a empresa explicou que implementou ações de reforço do sinal em locais de grande concentração de público durante a alta estação em todo o Brasil.

A iniciativa no Rio Grande do Norte integra o Projeto Verão, que começou antes do Réveillon e tem o objetivo de implementar sites (conjunto de torres e antenas) móveis nas áreas de maior concentração de usuários e tráfego, além de ampliar os sites 3G já existentes. “Tudo  baseado em mapeamentos realizados no mesmo período do ano passado. A TIM reforça que o esforço é no sentido de melhor atender os seus usuários que estão no litoral”, diz a nota.

Em todo o país, o investimento é de  R$ 11 bilhões, sendo mais de 90% desse montante destinado para melhorias em infraestrutura no triênio 2014-2016.

Oi
A Oi negou que o serviço esteja deficiente na praia de Búzios e informou que tem também oferece cobertura nas praias de Areia Branca, Centro de Natal, Santa Rita, Genipabu, Graçandú e Pitangui, Guamaré, Macau, Barra de Maxaranguape, Barra de Tabatinga, Ponta Negra, Cotovelo, Redinha, Tibau do Norte, Pipa, Tibau do Sul e Touros.

A companhia está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todo o país. De janeiro a setembro de 2014, a Oi investiu  R$ 20 milhões no Rio Grande do Norte visando a expansão e melhoria da qualidade da rede móvel (3G e 4G) e da rede fixa para serviços de banda larga e TV paga.

Vivo
Quanto às reclamações na praia de Búzios, a Telefônica Vivo informou que foi detectado “um problema” e que seria solucionado brevemente. “A empresa mobilizou equipes técnicas para normalizar a situação no menor prazo possível”.

De acordo com a operadora, sua cobertura chega a 22 praias do Rio Grande do Norte: Praia do Meio, Areia Preta, Via Costeira, Ponta Negra, Redinha, Jenipabu, Praia de Santa Rita, Pitangui, Jacumã (Muriu), Cotovelo (Pium), Pirangi, Búzios, Areia Branca, Macau, Tibau do Norte, Praia de Touros, Praia do Zumbi, Tibau do Sul, Praia de Pipa, Gumaré, São Miguel do Gostoso e Grossos.

A Vivo informa que investe constantemente em sua rede. Em 2014, a Vivo implantou 15 novas antenas no estado, além de realizar ampliações de capacidade em outras 21 já existentes. Nesta época do ano, quando há uso intensivo da rede nas praias do estado, a operadora diz realizar ações preventivas e monitora o sistema.

Para 2015, os planos da Telefônica incluem a implantação de 60 novas antenas no RN, além de realizar 16 ampliações de capacidade outras.

Claro
A Claro foi mais sucinta em sua explicação. Disse que com a as férias, o tráfego de voz e dados em regiões de alto adensamento populacional tende a aumentar cerca de cinco vezes. E para garantir o funcionamento da rede com qualidade dos serviços, “a Claro reforçou a infraestrutura de rede no litoral potiguar”.

Além das ações regulares de operação e manutenção, ainda intensificou os cronogramas de manutenção preventiva, intervenções corretivas e vistorias adicionais nas ERBs que cobrem a região.

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