Andor de Nossa Senhora tem inspiração barroca

Publicação: 2019-11-21 16:48:00 | Comentários: 0
A+ A-
As festividades da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, serão retomadas na tarde desta quinta-feira, 21 de novembro, em Natal. Um dos pontos altos da festa é a tradicional procissão que percorre as ruas da Cidade Alta, Petrópolis e Tirol, com a imagem da Santa. 

Andor de Nossa Senhora da Apresentação

De acordo com o decorador do andor, Flávio Tácito, a inspiração para a decoração deste ano foi a própria imagem de Nossa Senhora da Apresentação e suas cores, como o amarelo, o dourado, o vermelho e o branco. 

“Ela vem num oratório, ladeada por anjos, como uma rainha. Os anjos no estilo barroco tem tudo a ver com a originalidade da imagem, que tem um valor religioso e de devoção imenso”, relata Flávio Tácito. Ele, que há 10 anos enfrenta um problema de saúde, diz que decorar o andor da Santa, sem nenhum valor cobrado, é uma forma de demonstrar sua fé. 

Flávio Tacito decora voluntariamente o andor de Nossa Senhora da Apresentação para demonstrar devoção
Flávio Tacito decora voluntariamente o andor de Nossa Senhora da Apresentação para demonstrar devoção

Conforme levantamento do decorador, são utilizadas cerca de duas mil e quinhentas flores na decoração. O oratório que serve como andor foi produzido em Mossoró-RN, no ateliê do artista, que também decora as imagens de Santa Luzia.

Sinal de salvação 
“É a referência daquele ícone que congrega o sentimento da fé. Nós vivemos essa realidade há 266 anos. É um acontecimento, toda a cidade se volta para essa festa. A festa da Apresentação tem uma mensagem. Este ano, nós estamos com aquela que é a mãe de Deus, que recebeu uma missão específica. Ela apresentou à humanidade um sinal de salvação”, diz Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal, sobre a representatividade de Nossa Senhora da Apresentação para os fiéis católicos.









continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários