sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Aneel prorroga audiência sobre térmicas

- Publicidade -

Brasília – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu prorrogar  desde ontem e até o dia 27 deste mês o prazo para o envio de contribuições no processo  de audiência pública a que foi submetida a proposta da agência de alterar os  critérios para o cálculo da capacidade real de geração das usinas termelétricas.  Segundo a agência, o prazo foi prolongado a pedido das empresas do setor, que  queriam mais tempo para enviar as contribuições. 

O aviso do adiamento foi publicado na edição de otem do Diário Oficial da União.  Uma das propostas prevê que o Operador Nacional do Sistema (ONS) deverá calcular  mensalmente a capacidade de geração das usinas, considerando a real disponibilidade  de combustível, e retirar do planejamento do setor a energia que não está sendo  gerada por falta de gás natural. 

A Aneel está preocupada, principalmente, com o fato de usinas termelétricas  movidas a gás não terem conseguido atender despachos de energia solicitados  pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entre setembro e o início do  mês, justamente por falta de gás. As termelétricas são acionadas quando os reservatórios  das hidrelétricas estão mais baixos. A menor disponibilidade de geração por  térmicas a gás pode levar ao acionamento de termelétricas movidas a combustíveis  mais caros, como carvão e óleo diesel, pressionando o custo da energia como  um todo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas