Ano letivo ...

Publicação: 2020-06-30 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

A retomada do Ano Letivo na rede pública (estadual e municipal) ainda não tem data para acontecer.  O prefeito de Natal Álvaro Dias anunciou ontem a reabertura parcial da economia, mas disse que só avaliará a retomada das aulas daqui um mês. O governo estadual não falou sobre o assunto. 

... ameaçado na rede pública ...
Está claro. Para alguns gestores, a decisão de retomar as aulas presenciais será um grande desafio diante da impiedosa pandemia que ainda persiste.  Autorizar crianças a frequentarem a escola será uma decisão difícil de ser tomada. Ainda que assim o faça, como adequar um calendário de atividades didáticas em tão pouco espaço de tempo? Dessa forma, o ano letivo pode estar ameaçado.

... e salvo na rede privada 
Na rede privada é outra coisa. Apesar da recomendação do Ministério Público para que escolas não apliquem provas antes do fim da pandemia, as aulas remotas sugerem que isso é possível e pode ser a tábua de salvação de 2020 para o ensino privado.

Educando 
Confirmando a tradição, o CEI (Romualdo) obteve a 65ª colocação no ranking do ENEM entre todas as escolas do Brasil, e ficou em 2º lugar dentre as escolas particulares do RN com 92 alunos inscritos. 

Temor
Os atuais prefeitos estão pressionando os deputados a manter a data das Eleições 2020 no dia 4 de outubro. Em tempos de pandemia e de queda de receitas, eles trabalham com a perspectiva de atraso nos salários dos servidores nos meses de novembro e dezembro, o que seria fatal para qualquer projeto de reeleição. A pressão está sendo feita junto aos partidos do Centrão.

Saída para a testagem...
Uma grande dificuldade para se brecar a disseminação do coronavírus nas populações está na testagem das pessoas.  Faltam kits e sobram casos suspeitos. Agora, serviços de saúde de alguns países estão usando a testagem em grupo, coletiva. Combina-se amostras de sangue de várias pessoas em um tubo único e esse pool é testado como se fosse um paciente só.

... do coronavírus 
O protocolo não é novidade, já foi inventado para testar a sífilis durante a Segunda Guerra Mundial e, mais recentemente, para surtos de outras doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV. Se todo mundo é negativo, então está feito. Mas, se o teste detectar a presença do vírus, cada pessoa terá que ser testada e os resultados analisados individualmente.

Em alta 
A safra de grãos do Brasil em 2020 projeta recorde de 255,01 milhões de toneladas, segundo estimativa da Consultoria Datagro. O volume representa uma alta de 2% sobre o recorde anterior do ano passado de 250,12 milhões de toneladas.

Varejo 
O Google está criando uma ferramenta para o varejo mostrando quais artigos o consumidor tem procurado neste período de quarentena. Nas últimas 10 semanas, registrou-se crescimento em diversas categorias, como cama, mesa e banho (99%), eletroportáteis (92%) e utensílios domésticos (72%). A procura por chinelos e pantufas cresceu 800% desde o início do distanciamento social.
Certamente, a tendência deverá mudar com a abertura do comércio no país. 

Fique em Casa 
O Governo do RN anuncia retomada da economia para esta quarta-feira (01). A Prefeitura do Natal autorizou o comércio da capital abrir as portas a partir de hoje. Com isso, boa sorte para quem vai se aventurar pelas ruas. Ainda não há vacina contra coronavírus. Fique esperto! 
Para quem gosta de bater perna em Shopping Center, a abertura só está autorizada em 29/07.

Cooperação! não competição
“As grandes conquistas da nossa espécie se deram pela cooperação, não pela competição”. Essa frase é um dos ensinamentos que o professor e palestrante Mario Sergio Cortella apresenta em A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano. Publicada pelo selo Littera da editora 3DEA, a obra traz uma importante discussão sobre os reais impactos na estrutura da sociedade.

Realce
Não há tempo que tire o brilho do cantor Gilberto Gil. Sua live, que já foi vista por mais de um milhão de pessoas, teve um repertório inspirado no forró. Após o sucesso do evento online, a Devassa disponibilizou o show completo em seu canal no Youtube e estendeu o período de doações até sexta-feira (03).

São Pedro rogai por nós!!!!
A centenária Igreja de São Pedro, no Alecrim, está em festa.  Padre Motta convida os paroquianos a celebrar o primeiro Papa e chefe da Igreja católica. 






Deixe seu comentário!

Comentários