quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Anorc discute APL da carne e sugere subsídio fiscal

- Publicidade -

A Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) reuniu ontem pecuaristas, empresários e os secretários estaduais de Tributação e da Agricultura e Pecuária para discutir propostas de organização do setor. As discussões fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL da Carne) e os criadores propuseram à secretária Lina Vieira (Tributação) que o Estado conceda algum incentivo fiscal como contribuição à restruturação da pecuária de corte no RN.

O presidente da Anorc, José Bezerra Júnior, disse que a secretária Lina Vieira prontificou-se de estudar a solicitação do setor quanto à redução da alíqüota de ICMS cobrado ao comprador da carne. “Não ficou definido prazo para isso, mas acho que será agilizado o quanto antes”, disse. Os pecuaristas e representantes de segmentos que integram o APL da Carne ouviram do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Antônio Thiago Gadelha Simas Neto, que primeiro é necessário o Estado duplicar o rebanho como forma de inserir o Rio Grande do Norte de forma competitiva no mercado.

De acordo com o último censo do IBGE, o Estado tem cerca de 800 mil cabeças de gado e a cadeia produtiva (carne, farinha de carne e ossos, entre outros produtos) gera negócios da ordem de R$ 400 milhões por ano. Metade desse mercado corresponde a Natal. Os pecuraristas estão preocupados com a situação do setor, segundo eles esfacelado nos últimos anos, e a tensão aumenta á cada safra (entre os meses de agosto e outubro).

O subsídio fiscal proposto ontem à secretária Lina Vieira, na hipótese de ser concedido, condiciona a redução do ICMS a outras providências que deverão ser adotadas pelo setor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas