terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

ANP autoriza primeiro acordo de grande porte

- Publicidade -

Rio – A Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorizou o primeiro acordo de unitização de grande porte no Brasil. Segundo o diretor da reguladora, Vitor Martins, foi aprovado o acordo de unitização dos campos Mangangá (BC- 60) e Nautilus (BC-10), que terão desenvolvimento conjunto.

A Petrobras e a Shell, que são as operadoras de cada uma das áreas em que foram identificadas reservas contíguas, terão a partir de agora seis meses para apresentar um plano de desenvolvimento ao órgão regulador.

Pela divisão, cada concessionária terá 50% de participação no reservatório comum, parcela que ficará atrelada ao porcentual de cada petroleira no ativo. No caso de Mangangá, a Petrobras tem 100% de participação pelo contrato original, enquanto em Nautilus, o consórcio é formado por Shell (50%), Petrobras (35%) e ONGC (15%).

O acordo já havia sido fechado há cerca de dois meses pelas petroleiras e apenas dependia da aprovação da ANP. Segundo Martins, a agência fez apenas uma pequena alteração em uma cláusula dos contratos para permitir o acordo.

Também está em trâmite na agência hoje o processo de unitização do campo de Camarupim (Petrobras) com o bloco BM-ES-5 (Petrobras-El Paso), ambos na Bacia do Espírito Santo. O acordo entre a Petrobras e a El Paso já está fechado, mas depende de entendimento com o governo local sobre questões tributárias.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas