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Anvisa discute propagandas de bebidas

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A Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa) realiza audiência pública, amanhã, para discutir o texto final da resolução que institui novas regras para a propaganda comercial de bebidas alcoólicas. Pela proposta, as propagandas de bebidas a partir de 0,5 graus Gay Lussac (GL), como as cervejas, não poderão sugerir o consumo com cena, ilustração, áudio ou vídeo que apresente a ingestão do produto, nem associar o efeito do consumo a estereótipos de sucesso e integração social. Também não poderão usar recursos gráficos e audiovisuais do universo infanto-juvenil, nem induzir o consumidor a se comportar de forma nociva à sua saúde e segurança.

As propagandas de bebidas com teor alcoólico acima de 13 graus Gay Lussac (GL), como conhaques, cachaças e uísques – permitidas em rádio e TV apenas das 21h às 6h – não poderão associar o consumo à prática de esportes, celebrações ou à condução de veículos. Também estão vedadas as associações com idéias de êxito ou sexualidade e o uso de imperativos que induzam ao consumo, como “experimente!”, “beba!” ou “tome!”. Nas propagandas de bebidas – qualquer que seja o teor alcoólico – será obrigatória a inserção de mensagens de advertência sobre a dependência física, psíquica e química decorrente do consumo.

As mensagens também deverão informar que o consumo é causa, dentre outros fatores, de inúmeras doenças e acidentes no trânsito. O objetivo da normatização é assegurar ao consumidor o direito a informações claras e ostensivas sobre os produtos, além de ser mais um instrumento para prevenir e reduzir o uso nocivo de álcool.

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