sexta-feira, 26 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Ao 98 anos, morre Teresa Maia, ex-primeira dama

- Publicidade -
Ex-primeira dama do Rio Grande do Norte e viúva do ex-governador Tarcísio de Vasconcelos Maia, que administrou o Estado entre os anos de 1975 e 1979, dona Teresa Maia, 98 anos, faleceu ontem no Rio de Janeiro. O sepultamento do corpo de dona Teresa Maia ocorrerá às 11 horas desta terça-feira (26), no jazigo da família no cemitério de São João Batista, em Botafogo, onde também está sepultado Tarcísio Maia, que foi o 43º governador potiguar, falecido aos 82 anos em 10 de outubro de 1998. 
Teresa Maia era viúva de Tarcísio Maia e mãe de José Agripino
Dona Teresa Maia conheceu o marido em Salvador (BA), onde ele se formou em Medicina. Ela deixa três filhos, o presidente estadual do partido Democratas ex-prefeito de Natal, ex-governador e ex-senador José Agripino Maia, que completou 75 anos no sábado (23); o embaixador Oto Maia e Ana Sílvia Maia, além de sete netos, entre os quais o ex-deputado federal Felipe Maia e bisnetos.
Por recomendação médica e em virtude do protocolo para vítimas de Covid-19, o ex-senador José Agripino permanece em Natal e não vai se deslocar até o Rio de Janeiro, até porque, não havendo voo direto de Natal para o Rio de janeiro, o que exigiria escala em São Paulo, o que torna mais inconveniente a viagem aérea por causa do novo coronavírus.
O ex-senador José Agripino relatou que dona Teresa passou dois meses em tratamento médico e se manteve lúcida praticamente todo o período. Em virtude da gravidade do tratamento, não pode receber a visita dos filhos e dos netos e bisnetos e “toda a comunicação feita com ela, era por intermédio de vídeos”, disse o ex-senador.
José Agripino lamentou não ter podido dar o último adeus à mãe, pessoalmente, e explicou que a cerimônia de sepultamento será feita virtualmente e os poucos que comparecerem ao cemitério de São João Batista o farão a um certo distanciamento para evitar aglomeração. “Ela ficou sem poder receber visita desde o primeiro dia”, disse ele, referindo-se ao tempo que a família deixou de ter contato pessoal com dona Teresa Maia. 
Enquanto esteve, em tratamento em casa, onde foi montada uma UTI, por decisão dos filhos, um médico fazia o atendimento à dona Teresa Maia duas vezes ao dia. Alguns parentes deverão acompanhar, à distância, o sepultamento de dona Teresa Maia, como o neto Felipe Maia, que assim postou no Instragram: “As lembranças e saudades desta avó, madrinha e conselheira ficarão para sempre na minha memória e coração. Neste momento só tenho que agradecer por todo carinho e amor que teve sempre, e principalmente nos oito anos que morei em sua casa no Rio”.
A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), também manifestou voto de pesar nas redes sociais: “É com profundo pesar e tristeza que recebemos a notícia da morte de Tereza Maia, viúva do ex-governador Tarcísio Maia. Dona Tereza era uma mulher forte, amável, simples, sorridente e discreta que deixa sua marca na história do Rio Grande do Norte”.
O ex-senador Garibaldi Filho, que foi colega de José Agripino na bancada federal potiguar, assim se pronunciou: “Ela foi uma primeira-dama que deixa saudades pelo seu estilo recatado, o que não a impediu de exercer as suas funções com altivez e brilho. Dona Teresa Maia contribuiu, numa época de paixões políticas exacerbadas, para que o seu marido viesse a ter êxito na política de distensionamento e harmonia no relacionamento político”. O senador acrescentou que ela acompanhou, com carinho e atenção, os períodos nos quais o filho exerceu o mandato de governador. “Isso estreitou ainda mais a relação atenciosa que ela tinha com o povo potiguar”, disse.  
Já o presidente estadual do MDB, deputado federal Walter Alves, registrou pêsames aos familiares de dona Teresa Maia. “Que Deus conforte a todos nesse momento de luto e dor, trazendo a paz necessária”, disse o parlamentar.
A governadora Fátima Bezerra (PT) registrou condolências pela morte de dona Teresa Maia: “Meus sentimentos de pesar ao senador José Agripino e deputado Felipe Maia e familiares e amigos, pela perda de sua querida mãe e avó, dona Teresa Maia, hoje, no Rio de Janeiro. Que a família encontre conforto no amor e na fé para enfrentar a dor e a saudade”.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas