Esportes
Ao vivo do Maraca: Jovem Pan News Natal transmite ABC x Flamengo
Publicado: 00:00:00 - 25/07/2021 Atualizado: 09:52:07 - 25/07/2021
Um dos principais jogos do futebol potiguar nos últimos anos está tendo atenção especial da equipe de esportes da Jovem Pan News Natal e do Sistema Tribuna de Comunicação. A partida entre Flamengo e ABC, um dos times mais populares do Brasil contra uma das principais forças do Rio Grande do Norte, pela Copa do Brasil, acontecerá nas próximas duas quintas-feiras (29 e 05) e o time “Tribuna em Campo” não perderá um detalhe do histórico confronto.

A equipe viajará no próximo dia 28 de julho ao Rio de Janeiro para contar todas as emoções, direto do Maracanã, de Flamengo x ABC, partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A narração será de Ivan Nunes, comentários de Itamar Ciríaco, reportagens de Ícaro Carvalho e Anthony Medeiros e ancoragem de Ricardo Santos.

Adriano Abreu
A equipe da Jovem Pan News Natal vai acompanhar tudo de perto no desafio Fla x ABC. O narrador Ivan Nunes estará no estádio Maracanã para contar tudo

A equipe da Jovem Pan News Natal vai acompanhar tudo de perto no desafio Fla x ABC. O narrador Ivan Nunes estará no estádio Maracanã para contar tudo


Para o gerente de programação da Jovem Pan News Natal, Erasmo Magno, a atenção especial dada ao confronto mostra a seriedade do Sistema Tribuna de Comunicação, que há 71 anos registra e documenta os principais fatos do Rio Grande do Norte, incluindo o futebol potiguar, com as transmissões e reportagens semanais sobre o cotidiano de ABC e América e do esporte local.

“Nossa emissora leva o futebol e o esporte potiguar muito a sério, tanto é que temos resenhas esportivas diárias, repercussão nas redes sociais e toda uma seriedade no que se refere a trazer todas as emoções de ABC e América ao torcedor. Marcamos momentos históricos do futebol potiguar e desta vez não será diferente com este importante confronto interestadual”, explicou.

Com experiências em Copa do Mundo, Mundial de Clubes, Brasileiros e uma série de campeonatos estaduais e regionais, Ivan Nunes comenta que o jogo será um momento histórico para o futebol potiguar.

“O sistema Tribuna sempre teve muita tradição no que se refere a futebol. A Jovem Pan News Natal tem alcançado um sucesso extraordinário, e com um trabalho com determinação e profissionalismo, vem alcançando ótimos índices. A ida da JPNews Natal ao Rio vai dar ao torcedor Alvinegro de ter uma equipe trabalhando com seriedade e informação, trazendo os detalhes de maneira precisa”, ressalta o narrador.

Além das transmissões esportivas, a Jovem Pan News Natal tem feito programas especiais a respeito da história envolvendo ABC e Flamengo, tudo dentro do Tribuna Esporte.

No dia do confronto, o Tribuna Esporte vai contar com participação especial do narrador Ivan Nunes e do repórter Ícaro Carvalho, trazendo informações direto do Rio de Janeiro. À noite, a partir das 19h, Itamar Ciríaco e Rubens Lemos entram no circuito com a equipe, fazendo o pré-jogo junto com todo o timaço Tribuna em Campo. Às 20h, a bola rola no Maracanã, com transmissão no dial, 93.5, no canal da Jovem Pan News Natal no YouTube e também pelo aplicativo PanFlix.

“O nosso objetivo é integrar todo o sistema através do Esporte. Nós estamos produzindo conteúdo para o jornal, como fizemos no último domingo, através de uma belíssima matéria história assinada por Rubens Lemos Filho e editada por mim. Ao mesmo tempo, encaminhamos o áudio com o material para que Erasmo Magno faça a mágica da edição sonora transformando tudo numa série de programetes para a Jovem Pan News Natal. Em contrapartida, esse conjunto de histórias também pode ser acessado pelos internautas através do nosso portal. Por fim, vamos realizar um programa em parceria com Rubens Lemos, onde vamos abordar todos os aspectos que envolvem esse confronto tão importante para o futebol potiguar como um todo”, explicou o editor de esportes, Itamar Ciríaco.

O ABC chega às oitavas de final da competição no que já é uma de suas melhores campanhas na história da Copa do Brasil. Nesta edição, passou pelo Rio Branco de Venda Nova-ES, empatando em 1 a 1, e vencendo o Botafogo-RJ nos pênaltis (no tempo normal a partida foi 1 a 1). O grande momento no torneio foi a passagem de fase diante da Chapecoense: após perder o jogo de ida por 3 a 1, o Alvinegro mostrou a força da camisa e de sua casa e goleou a Chape por 3 a 0, numa conquista histórica. Já o Flamengo, que entrou direto na 3ª fase por disputar a Libertadores, passou pelo Coritiba: 1x0 e 3x0.

De acordo com o repórter Ícaro Carvalho, a Copa do Brasil teve um grande aumento nas cotas de participações e premiações por passagens de fase, o que valoriza o torneio e faz com que os clubes tenham uma atenção especial a competição. Prova disso é que o ABC, com as três passagens de fase, já somou R$ 5,6 milhões, dinheiro essencial para uma temporada sem bilheteria pela pandemia de coronavírus e crise financeira.
“O ABC vem fazendo uma campanha histórica nesta atual Copa do Brasil e a equipe de esportes da Pan News Natal não tem perdido nenhum detalhe desde o primeiro minuto, quando a bola rolou lá no Espírito Santo. Jogar contra o Flamengo, que é o atual campeão brasileiro, será um grande desafio para o ABC e estaremos lá no Rio e aqui em Natal para não perder nenhum detalhe deste confronto histórico”, cita.

Histórico aponta a invencibilidade carioca
Em jogos oficiais, ABC e Flamengo já se enfrentaram em seis ocasiões. O histórico é favorável ao rubro negro carioca, que nunca perdeu para o ABC. As duas equipes não se enfrentam desde 2006, quando mediram forças também pela Copa do Brasil. Naquele ano, no Frasqueirão, o Flamengo venceu o jogo de ida por 1 a 0, gol de Ronaldo Angelim. O estádio do ABC havia sido inaugurado meses antes. A partida ficou marcada por uma forte chuva ocorrida na capital. Na volta, o Flamengo venceu por 4 a 0, marcando com Renato Abreu, duas vezes, Ramirez e Luizão.

Antes, em 2001, também pela Copa do Brasil, o Flamengo venceu o ABC por 3 a 1 e se classificou de forma direta, sem necessidade do jogo da volta. Os gols do rubro-negro foram marcados pelo meia Beto, duas vezes, e o zagueiro Juan. O único jogador do ABC a fazer gol no Flamengo foi Sérgio Alves, aos 25 minutos. O Alvinegro contou com Ailton Cruz, Bartô, Carlos Eduardo, Cléber Carioca, Montanha, Moisés, Sandro, Marquinhos Mossoró, Sérgio Alves, Marciano e Ivan.

O melhor resultado do ABC em uma partida contra o Flamengo foi um 0 x 0 no Castelão, em Natal, pelo Campeonato Brasileiro de 1972. De acordo com o jornalista Rubens Lemos Filho, o meia atacante Alberi, que viria a ganhar o prêmio de Bola de Prata da Revista Placar daquele ano, “Alberi rebaixou o Flamengo aos seus pés. Deixou transformada em pó a arrogância de Zagallo (técnico do Flamengo à época). Zagallo berrava a cada finta do Negão sobre os seus marcadores”, escreveu o cronista.

Em 1976 houve outro confronto, com o Flamengo vencendo o ABC por 2 a 0, no Maracanã, com dois gols de Zico. Em 1977, nova vitória rubro negra, por 1 a 0, com outro tento marcado por Zico.

Números

6 jogos
5 vitórias do Flamengo
0 vitórias do ABC
1 empate
11 gols marcados pelo Flamengo
1 gol marcado pelo ABC

Todos os jogos
10/04/1972 – ABC 0 x 0 Flamengo – Brasileirão
01/09/1976 – Flamengo 2 x 0 ABC – Brasileirão
17/12/1977 – Flamengo 1 x 0 ABC – Brasileirão
18/04/2001 – ABC 1 x 3 Flamengo – Copa do Brasil
22/03/2006 – ABC 0 x 1 Flamengo – Copa do Brasil
05/04/2006 – Flamengo 4 x 0 ABC – Copa do Brasil



Leia também