Esportivo da VW tem preço em torno de R$ 99.470,00,e traz motor turbo acompanhado de câmbio automático.
Custo não é baixo, mas o modelo tem excelente compromisso desempenho e dirigibilidade.
Testamos o Polo GTS, um carro para pessoas de espírito jovem,nas quais a esportividade fala mais alto. Ele surgiu como nova opção em nosso mercado, que faz brilhar os olhos de quem foi adolescente nas décadas de 1980 e 1990.
O modelo era a reencarnação do GOL GTS, lançado em 1987, e que deixou muitas pessoas saudosas quando deixou de ser produzido, 7 anos depois.
É necessário, no entanto, que o Polo GTS seja tratado como uma releitura moderna. Tem motor turbo, câmbio automático e até som simulado de escape, ao preço de R$ 99.470,00. Não é barato, mas o Gol GTS, das décadas passadas, também não era e foi um sucesso.
Por esse preço, o cliente leva a distinção de alguns itens dentro da linha Polo. Caso do motor 1.4 turbo de 150 cv de potência e25,5 kgfm. O mesmo usado em Jetta, T-Cross e Tiguan. Mas numa carroceria mais compacta e leve.
O motor de 4 cilindros é casado com um câmbio automático de 6 marchas, que pode ser configurado para atuar em modo esportivo. Mas, é bom ter presente que, sob pressão, acaba fazendo algumas trocas de marcha na hora errada. E isso, na pista, faz o piloto perder preciosos segundos.
Entretanto, como a maior parte dos futuros proprietários do Polo GTS não deve colocar o carro em autódromo, também é importante lembrar de outros recursos do hatch compacto voltados para o conforto, como o ar-condicionado digital, o quadro de instrumentos, também digital, acendimento automático dos faróis, esses, por sinal, são full-LED; start-stop; acesso e partida por chave presencial e central multimídia.
Não é “maquiagem,” o Polo GTS vem equipado com rodas de 17 polegadas, herdadas do Golf GTI, maçanetas e retrovisores em preto brilhante, saídas duplas de escape e friso vermelho na grade, com a sigla GTS. O nome da versão esportiva também aparece na tampa do porta-malas, onde a inscrição “Polo” acabou removida.
No interior, há apliques em plástico vermelho no contorno da base da alavanca de câmbio, saídas de ventilação e costuras do volante. Ao melhor estilo esporte, os bancos acomodam muito bem osocupantes.
O modelo também recebeu mudanças em áreas específicas da engenharia. O eixo traseiro ficou mais rígido, enquanto a barra estabilizadora dianteira é um pouco maior. As molas foram dimensionadas para o peso mais expressivo, 50 quilos.
A direção não teve sua relação alterada, mas a curva foi modificada de assistência mudou para entregar maior sensação de dureza. Ainda assim, ela se mostra bastante confortável.
Não obstante as mudanças, os pneus são os mesmos, a medida 205/50 R17 é a mesma do Highline com rodas de 17 polegadas (opcionais). A altura da carroceria não foi alterada.
Ótimo para o dia-a-dia, o Polo GTS é muito gostoso para ser usado diariamente. É confortável e o câmbio automático preserva os nervos do motorista no trânsito das grandes cidades.
Tratando-se de um compacto, ele tem desempenho convincente. É, de longe, o mais ágil dos carros da VW com motorização 1.4.
Tanto na cidade quanto nasrodovias, o Polo GTS mostrou que nasceu com ótima estrutura. Ele se comporta de maneira convincente nas curvas, SIM. A carroceria “rola” pouco.
Ao pisar fundo no acelerador, junto com as respostas espertas, ouvimos um prazeroso ronco encorpado. Pelos escapes duplos, sai uma fantástica e emocionante “melodia”.