Após noite de aglomerações, Força Tarefa fiscaliza orla e centros comerciais

Publicação: 2020-08-01 15:23:00
A+ A-
Um dia após aglomerações em diversas regiões da cidade, as forças de Segurança Pública e equipes de fiscalização dos órgãos da Prefeitura de Natal realizaram ações de fiscalização na orla urbana da capital potiguar e no comércio do Alecrim e Cidade Alta. Segundo a Prefeitura, este sábado (1º) foi dia de verificar se os estabelecimentos e cidadãos estavam cumprindo os decretos emitidos pelo Município.
Créditos: Alex RégisPrefeitura fez fiscalização na orla e comércioPrefeitura fez fiscalização na orla e comércio

Fiscais do Procon Natal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e agentes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Mobilidade Urbana executaram o trabalho de fiscalização, orientação e distribuição de máscaras. Nenhuma ocorrência foi registrada até o final da manhã.

O foco principal da fiscalização deste sábado foi relacionado ao cumprimento do Decreto 12.013/20 que autorizou a abertura dos quiosques e barracas na orla urbana das 11h às 19h com a permissão da venda de bebidas alcoólicas. Os estabelecimentos devem obedecer às normas de distanciamento de dois metros entre as mesas, deixando no máximo quatro pessoas em cada, exigindo também dos clientes o uso de máscaras. Ninguém foi autuado durante a ação desta manhã.

"Desde terça-feira, estamos realizando essas ações e os resultados têm sido muito produtivos. Está havendo respeito às normas vigentes. Os estabelecimentos também estão cumprindo as determinações e todos estão acatando as nossas orientações. Seguiremos assim até o final desse período de pandemia", destacou o diretor geral do Procon Natal, Gleiber Dantas.

As equipes da Guarda Municipal de Natal se dividiram na fiscalização entre as Praias de Ponta Negra, Miami, Areia Preta, Artistas, Meio, Forte e Redinha. Nos centros comerciais, o trabalho foi executado na Praça Gentil Ferreira, Feira do Alecrim, Camelódromo e por toda extensão da Avenida Rio Branco na Cidade Alta.

A fiscalização da GMN também está sendo reforçada com o apoio de uma equipe que acompanha a movimentação em toda Natal por meio do monitoramento de vídeo no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp): "Essa abordagem tem sido muito proveitosa. Através das câmeras, temos uma visão mais ampla do cenário da cidade e podemos realizar um trabalho ainda mais eficiente", ressaltou Mônica Santos, secretária municipal de Defesa Social.

A Guarda Municipal de Natal está empregando um efetivo de mais de 30 agentes nessas ações de fiscalização. A força tarefa de fiscalização da Prefeitura de Natal conta com mais de 50 servidores dos diversos órgãos da administração municipal que estão na linha de frente no enfrentamento a pandemia da Covid-19.