quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Apenas 40% dos ônibus têm os ‘botões de pânico’

- Publicidade -

Da frota dos 713 ônibus que circulam na capital, 40%, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), possuem câmera e “botões do pânico”. Outros 20% possuem apenas câmera e os 40% restante não tem nem um nem outro.
Durante o dia, a Polícia Militar deu continuidade às barreiras para inibir assaltos em ônibus
#SAIBAMAIS#Apesar dos dados, o Seturn não especificou quais empresas de ônibus e quais linhas possuem os equipamentos, sob o argumento de ser orientação da polícia a não divulgação desse tipo de informação para não contribuir com a organização dos assaltantes. O Seturn também não soube contabilizar quantas vezes os botões foram acionados entre os 427 assaltos ocorridos em ônibus até o dia 5 de agosto.

Atanásio Gomes, titular da Delegacia Especial de Furtos e Roubos (Defur), falou que recebeu apenas, durantes os meses passados, as imagens das câmeras dos assaltos ocorridos em julho e de somente uma empresa. “Só recebi as imagens dos assaltos do mês passado e ainda a empresa Conceição foi a única que enviou”, disse. Os ônibus da empresa Conceição foram assaltados 13 vezes, um número muito baixo em relação aos 84 assaltos contabilizados pelo Seturn no mês de julho.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, falou que o envio das imagens é de responsabilidade das empresas. “As  imagens são de propriedade das empresas, que ficam encarregadas de levá-las até as delegacias”, disse. Já em relação ao botão de emergência,  coronel Araújo confirmou que assim que os mesmos são acionados, automaticamente os sinais vão ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

“Há um convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e o Seturn. O Seturn instala as câmeras e em contrapartida a secretaria deixa o Ciosp à disposição”, disse ele.  Coronel Araújo falou ainda que não existe problema nos botões e que graças ao sistema muitos assaltos foram evitados.

Por conta da onda de assaltos, policiais militares estão fazendo desde a última segunda-feira (05) blitze em pontos estratégicos da cidade. Entre 16h e 22h de terça-feira, foram parados para revista 78 ônibus, 18 carros e 37 motos em pontos como Bernardo Vieira, Roberto Freire, Mãe Luiza e quilômetro 6 da avenida Capitão Mor Gouveia.  Segundo a PM, 93 pessoas revistadas.  Não houve prisões, nem apreensões.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas