segunda-feira, 18 de março, 2024
28.1 C
Natal
segunda-feira, 18 de março, 2024

Apenas rins e córneas serão transplantados no RN

- Publicidade -

Após a confirmação da morte encefálica, a família de Miguel Josino Neto autorizou a doação dos órgãos do procurador-Geral do Estado. De acordo com os médicos, há possibilidade da doação dos rins, fígado, coração e córneas  do jurista. Por causa da doação, a família não divulgou os horários de início do velório e sepultamento. Os trâmites para realizar a remoção dos órgãos, segundo os especialistas, levam entre seis e 24 horas.

A morte encefálica de Miguel Josino foi confirmada através de um boletim médico divulgado às 13h30 de ontem. O documento foi assinado pelos neurocirurgiões Eduardo Ernesto e Nilson Pinheiro Júnior, além do chefe da UTI, Marcel Delafiori Hikiji. Os profissionais, acompanhados pelo diretor administrativo do Hospital do Coração, Nelson Solano Vale, explicaram à imprensa os procedimentos realizados em Josino.

#SAIBAMAIS#De acordo com Nilson Pinheiro, Miguel Josino sofreu um dano cerebral de grande magnitude. Quando caiu, o procurador-geral bateu fortemente com a parte de trás da cabeça no chão, o que ocasionou três traumas: craniano, raquimedular e torácico. “O politraumatismo foi de grande impacto. Os primeiros exames já demonstraram que o quadro era bastante grave e os exames posteriores confirmaram isso”, disse o médico.

O neurocirurgião explicou ainda que foram realizados vários exames para confirmar a morte cerebral. “No domingo, fizemos os exames clínicos e tomografias logo quando ele deu entrada no hospital. Hoje [ontem] de manhã, voltamos a realizar novos testes, entre eles, o doppler craniano. No início da tarde, repetimos os procedimentos e não houve qualquer alteração nos resultados”, contou. O doppler mostra se há fluxo sanguíneo cerebral.

O médico preferiu não comentar se uma possível demora no atendimento de emergência e deslocamento de Miguel Josino ao hospital – feito pelo Samu – teria prejudicado a situação do procurador-geral. “Prefiro não divagar sobre isso. O que posso dizer é que tudo que estava ao nosso alcance, foi feito”, pontuou Nilson.

Doação
Como os resultados dos exames atestaram a inatividade cerebral de Miguel Josino, a família do jurista foi comunicada e questionada se haveria a intenção de doar os órgãos. “A família autorizou a doação. Logo em seguida, comunicamos a Central de Transplante do Estado para iniciar os procedimentos. É possível a doação dos rins, coração, córneas e fígado”, explicou o médico Marcel Hikiji.

No entanto, o desejo da família de Miguel Josino pode não ser atendido em plenitude. De acordo com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Rio Grande do Norte (CNCDO/RN), o Estado tem, atualmente, capacidade para transplantar apenas os rins e córneas. O coração e fígado devem ser enviados para outros Estados e para que isto ocorra, é preciso correr contra o tempo. De acordo com a CNCDO/RN, é preciso realizar o transplante no prazo máximo de quatro horas.

Se não for possível realizar o transplante do coração, o órgão deverá ser enviado à Curitiba/PR, onde as válvulas serão aproveitadas. Até o fechamento desta edição (por volta das 20h de ontem), não foi possível confirmar que horas os órgãos seriam retirados do corpo de Miguel Josino.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas