sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Apesar do aumento na tarifa, data para implementação de melhorias está indefinida

- Publicidade -

Júlio Pinheiro – repórter

O aumento da tarifa para as passagens de ônibus em Natal, que passará de R$ 2 para R$ 2,20 a partir de sábado (22), terá como contrapartida por parte do Seturn a aquisição de 24 novos ônibus e instalação de sistemas de localização via satélite (GPS) em toda a frota. A discussão contou com o aval da prefeita Micarla de Sousa, que está licenciada devido a tratamento médico. As novidades na frota, no entanto, não têm data definida para serem implementadas.

O secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Marco Antônio dos Santos, explicou que todo o processo de discussão sobre o aumento da passagem tinha o conhecimento de Micarla de Sousa. O titular da Semob explicou que a prefeita cobrou dos auxiliares que realizassem a discussão sobre o aumento da tarifa de forma transparente e buscassem o melhor valor para a população, além das melhorias no serviço.
#SAIBAMAIS#
“A prefeita orientou para que os técnicos da Semob fundamentassem ao máximo o aumento, que fosse feito transparentemente. Compartilhamos com o Ministério Público os argumentos para o aumento. Ela determinou que, se chegássemos à definção de majorar a tarifa, que nós condicionássemos às melhorias, que foram as incorporações dos GPs e os novos 24 ônibus”, explicou. Os benefícios, contudo, poderão demorar até seis meses para serem oferecidos pelas empresas.

De acordo com Marco Antônio dos Santos, o aumento da frota será realizado de maneira gradativa. Os novos veículos deverão ser utilizados na expansão de linhas que serão indicadas pelo próprio Executivo, atendendo às necessidades de cada localidade. O secretário, por outro lado, não vê urgência para a disponibilização dos novos veículos.
“Estamos demandando que o Seturn vai ter estender linhas em algumas áreas com expansão imobiliária, como o Planalto. Quando tivermos essa necessidade de expansão das linhas, vai ser definido (o trajeto dos ônibus) ao passo que formos indicando a necessidade de ampliação. Há um nível bom na frota, mas tem que garatir a ampliação do serviço”, avaliou Marco Antônio dos Santos.

Com relação à instalação dos aparelhos de GPS nos ônibus, que vão permitir ao Executivo o acompanhamento dos horários e trajetos dos veículos, o secretário informou que o prazo é de 120 dias para a aquisição e instalação dos equipamentos. “Mas nada impede que isso seja realizado antes”, ponderou.

Marco Antônio dos Santos acredita que a população vai entender o aumento da tarifa devido à intenção da Prefeitura em melhorar o serviço e fazer com que o preço seja justo para usuários e empresários. “A população vai compreender porque o que eles querem é um bom transporte, e é isso que estamos tentando garantir. Queremos fluidez, com a frota bem dotada, celeridade. Com isso, as pessoas vão ser estimuladas a usar o transporte coletivo. Estamos adotando medidas para garantir isso”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas