quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Após nova vistoria, a Fifa ameaça excluir Curitiba

- Publicidade -

Curitiba (AE) – Os atrasos no cronograma de obras da Arena da Baixada podem fazer com que Curitiba deixe de ser uma das sedes da Copa do Mundo. A ameaça foi feita pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante entrevista coletiva ontem, após vistoria no estádio do Atlético Paranaense, que está sendo reformado para receber os jogos da competição.

Valcke realizou uma visita ao estádio juntamente com integrantes do Comitê Organizador Local da Copa (COL). Questionado sobre a situação da Arena da Baixada, ele considerou que as obras estão muito atrasadas. “O que dizer? A questão é delicada. Sejamos francos e diretos. Como devem saber, a situação atual do estádio não é do nosso agrado. Não apenas está muito atrasado, mas foge a qualquer bom cronograma de entrega da Fifa para o uso”, afirmou o dirigente.

Ele deu prazo até o dia 18 de fevereiro, quando a Fifa deve fazer uma nova vistoria no estádio, para que as obras apresentem boa evolução e se adaptem ao cronograma da entidade. Valcke adiantou que não espera ver a Arena da Baixada pronta nesta data, mas que precisa ter progresso.

#SAIBAMAIS#Segundo o secretário-geral, a Fifa, a partir de agora, trabalhará em vários níveis. A fiscalização do entidade e do COL será diária nas obras da Arena da Baixada, para que o local possa ser entregue a tempo de receber o Mundial – o primeiro jogo lá, entre Irã e Nigéria, está marcado para o dia 16 de junho. A programação da Copa prevê quatro jogos no estádio, todos válidos pela primeira fase. Além de Irã x Nigéria, receberá Honduras x Equador, Austrália x Espanha e Argélia x Rússia.

Diante das ameaças da Fifa, uma ação governamental já foi colocada em prática, com a participação das três esferas de governo, para que o trabalho seja acelerado e tudo possa ficar pronto a tempo de receber a competição entre junho e julho.

Responsabilidade
Durante a visita de ontem, Valcke teve reunião com o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o governador do Paraná, Beto Richa, e o presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia. Nesse encontro, ficaram definidas algumas medidas para garantir a conclusão da obra. “Com o senso de responsabilidade que move a todos, nós, em comum acordo, decidimos adotar medidas adicionais para garantir que a arena esteja em condições de sediar os jogos aqui agendados para a Copa”, disse Luis Fernandes, representante do governo federal no encontro. A principal medida é a criação de um comitê gestor da reforma do estádio, formado pelo Atlético e pelos governos estadual e municipal. “É uma nova governança de parceria para tocar a obra com a velocidade necessária”, explicou Luis Fernandes. “Uma segunda medida é que, coerente com o diagnóstico da situação estabelecida, é preciso intensificar as obras do estádio para a sua finalização. Isso implica evidentemente aumentar o número de trabalhadores”, concluiu.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas