sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Após recuperação, Parque da Cidade será reaberto na quinta-feira

- Publicidade -

Daísa Alves
repórter

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está nos últimos ajustes para reinauguração. Foram gastos R$ 3,6 milhões  na recuperação das estruturas e ampliação da área administrativa. Nesta quinta-feira, 5, haverá a solenidade de abertura, iniciando a programação da “Semana do Meio Ambiente”, que segue até o domingo, 8, com realização da Prefeitura do Natal.
Operários trabalham na limpeza da estrutura que tem a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer
O cenário de obras se destaca na paisagem verde logo na entrada do Parque.  Trabalhadores terminam a reparação da calçada, reforçando o concreto. Livros para serem limpos e recolocados nas estantes, vidraças lavadas da poeira das obras, computadores sendo instalados. Na Torre de Natal, onde fica o Memorial de Natal, a pintura foi concluída e as pichações retiradas. Ontem, os operários realizavam manutenção nos dois elevadores que dão acesso ao alto do monumento.

#SAIBAMAIS#Ainda está com recuperação inacabada  a escadaria e teleféricos que dão acesso ao Parque  pelo bairro de Cidade Nova.  Os muros continuam com pichações, e no entorno o matagal alto; o teleférico para portadores de necessidades especiais se encontra fechado por tapumes.  Segundo Marcelo Toscano, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o equipamento está recuperado, e o fechamento é para que não sejam retirados os materiais. Já o muro das escadas, vai ser pintado – de cor concreto – no dia anterior a inauguração.

Falta também colocar a sinalização horizontal e vertical das trilhas pavimentadas. Elas serão disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e tem prazo de chegar amanhã e no mesmo dia instalados. Já foram realizadas a recuperação dos banheiros, instalações elétricas e hidráulicas, recolocação de portas, ares-condicionados, iluminação.

Trajetória
O projeto do Parque foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 2008, na última gestão do prefeito Carlos Eduardo. O Parque encontrava-se em estado crítico, de maneira que apenas as trilhas ficaram abertas para uso.

Desde janeiro de 2009 as instalações que abarcavam o Memorial de Natal, biblioteca, auditório, salas de aula, permaneciam fechados para visita.  Em janeiro do ano passado as obras de recuperação iniciaram, mas se alongaram no prazo, que era de 12 meses – atrasados por trâmites burocráticos. 

O Parque da Cidade está localizado entre os bairros Candelária, Cidade Nova e Pitimbu e ocupa 64 hectares. É a primeira Unidade de Conservação Municipal objetivando preservar uma das principais áreas de recarga de água subterrânea da capital potiguar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas