quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Aposentadoria em massa

- Publicidade -

Tadeu Oliveira [ [email protected] ]

É urgente a necessidade para realização de mais  um concurso para o quadro efetivo do magistério público estadual do Rio Grande do Norte. Caso isso não ocorra com certa brevidade,  até o ano de 2020 mais de 6.612 profissionais terão documentos de pedidos de aposentadorias. Em percentual, isso representa preocupante  índice de 55,93% de todo pessoal do setor educacional em atividade escolar e também de profissionais da equipe central – os que atuam na Secretaria Estadual de Educação e da Cultura. Somente no próximo ano serão mais de 669 inativos do quadro, e assim por diante. Previsão nada animadora para a Administração estadual, porém planejamento deve ser feito assim mesmo,  observando fatos que podem evitar um colapso total no sistema estadual de educação. Vamos esperar para ver.

Simpósio internacional
O Instituto do Cérebro (UFRN), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, realiza o simpósio “The Changing Brain” de 13 a 15 de julho, no Hotel Praia Bonita, em Nísia Floresta (RN). O evento objetiva discutir os mecanismos celulares e moleculares relacionados ao desenvolvimento do córtex cerebral, à formação de novos neurônios e às doenças neuropsiquiátricas e seus tratamentos. De acordo com informações do instituto, o encontro pretende reunir pesquisadores de todo o mundo para discutir desde fatores genéticos e ambientais responsáveis por doenças do neurodesenvolvimento, como autismo e esquizofrenia até estratégias de terapia celular que permitam amenizar os déficits cognitivos resultantes.

Moeda temporária
Sempre desconfiei o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – como perfeito pano de fundo para manobra com vista à sucessão presidencial. Essa semana a Tribuna do Norte abriu manchete: Corte nos recursos fecha até 86% das vagas no Pronatec. Vou esperar a próxima eleição para presidente do Brasil para saber qual será a “moeda” da vez, já que o Pronatec, caso continue com a mesma política de investimento, dificilmente chega até lá, ufa.

Debate virtual
Com auxílio da tecnologia, o Complexo Educacional Contemporâneo promoveu, esta semana, um amplo debate virtual entre estudantes e postulantes ao grêmio estudantil da escola. A proposta de utilizar recursos tecnológicos avançados deu mais dinamicidade ao pleito e chamou os jovens cidadãos para discutir propostas em tempo real na internet.

Capes
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, convidou nesta quarta-feira, 15, o professor e pesquisador Carlos Nobre, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), para ser o novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).“Carlos Nobre é um dos maiores cientistas brasileiros, com uma forte experiência na coordenação da área interdisciplinar da Capes. Ele também é uma referência importante no debate ético sobre vida e sustentabilidade”, afirmou o ministro da Educação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas